Economia

A economia da República de Angola oferece grandes oportunidades de negócios. O país possui inúmeros recursos naturais, tais como petróleo, gás natural, cobre, fosfato, diamante, zinco,alumínio, ouro, ferro, urânio, entre outros, e uma rica fauna e flora.

Nos últimos cinco anos, a economia angolana registou um crescimento rápido, com uma média de 18 por cento ao ano, considerando-se como uma das mais dinâmicas do mundo.

Angola produziu um milhão e 800 mil barris por dia durante o primeiro semestre de 2013. As reservas provadas e prováveis são estimadas em 12 bilhões e 667 milhões de barris, depositadas em águas rasas, profundas e ultraprofundas.

Por outro lado, as políticas econômicas adotadas pelo governo de Angola, prevê a eliminação de restrições ao fornecimento de bens e serviços. O conceito de impostos produtiva incentivos ao investimento e a nova lei sobre o investimento privado, dando bons resultados, estão entre as razões que Angola está no topo dos países que mais cresce na África e melhores condições para o investimento.

banco

Agricultura

cafe1

O café é a principal cultura do país. Seguido de cana-de-açúcar, o sisal, o milho, o óleo de palma e amendoim. Entre culturas comerciais incluem algodão e borracha. Produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. Os maiores rebanhos são gado, cabra e porco. Tudo isso a capacidade de produção foi perdida durante a guerra civil, mas o país está a recuperar gradualmente essas produções desde que a paz foi alcançada em 2002.

Minas

Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e ferro. também tem depósitos de cobre, manganês, mica, fosfato, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. minas de diamantes estão localizadas perto Dundo, na província da Lunda Norte. óleo de resíduos importantes foram descobertos em 1966, juntamente Cabinda, garantindo a auto-suficiência do país. Em 1975 eles foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.

DİAMANTE

Indústria

Industria-vidreira-angola-DR

As principais indústrias do território são aquelas de benefício de oleaginosas, cereais, carnes, algodão. Vale destacar a produção de açúcar, cerveja, cimento,  madeira e refino de petróleo. Entre as indústrias, pneus de carro, fertilizantes, celulose, vidro e aço ocupam um lugar importante.

Transporte

O sistema ferroviário de Angola é composto por cinco linhas que ligam a costa ao interior. O mais importante deles é a ferrovia de Benguela, que se conecta com as linhas de Catanga, na fronteira com a República Democrática do Congo. Os portos mais activos são os de Luanda, Benguela, Lobito, Namibe e Cabinda. O aeroporto de Luanda é o centro das companhias aéreas que colocam o país em contato com outras cidades africanas, européias e do resto do mundo.

CFB_comboio_benguela_cmoco-1460

Construção Civil

inaguração da nova cidade do kilamba kiaxi por presidente da republica jose Eduardo do santos

Após a década de guerra, a infra-estrutura de Angola foi danificada. Com a chegada da paz e da moeda a partir da descoberta de petróleo, o setor de construção experimentou um grande crescimento.

O crescimento do setor pode ser observado tanto na reconstrução da infraestrutura nacional quanto no setor imobiliário que sofre um grande défici. Importantes construtoras estrangeiras, especialmente brasileiras, chinesas e portuguesas, instalaram-se no país. Para além destes, também existem empresas angolanas emergindo no mercado e juntando a sua ação ao grande trabalho de construção e reconstrução do país.