O País

Angola situa-se na parte ocidental da África Austral. O país tem os seguintes dados geográficos:

  • Latitude - Norte - 04 ° 22'G / Sul - 18 ° 02 '.
  • Comprimento - leste - 24 ° 05'EG / oeste - 11 ° 41 '.
  • Área: 1.246.700 quilômetros quadrados.
  • Extensão da costa atlântica: 1.650 quilômetros.
  • Fronteiras terrestres: 4,837 quilômetros.
  • Países que fazem fronteira com o norte: República do Congo e República Democrática do Congo.
  • Países que fazem fronteira com o Leste: República Democrática do Congo e República da Zâmbia.
  • Países que fazem fronteira com o sul: República da Namíbia.
  • Oeste: Oceano Atlântico.

Angola tem 18 províncias:

Província Extensão Capital
Bengo 33,016 Caxito
Benguela 39.826 Benguela
Bié 70,314 Kuito
Cabinda 7,270 Cabinda
Kuando Kubango 199,049 Menongue
Kwanza do Norte 24,110 N'dalatando
Kwanza Sul 55,600 Sumbe
Cunene 87,342 Ondjiva
Huambo 34,270 Huambo
Huila 79,022 Lubango
Luanda 2,417 Luanda
Lunda Norte 103.000 Dundo
South Lunda 77,367 Saurimo
Malanje 97,602 Malanje
Moxico 223.023 Luena
Namibe 57,091 Namibe
Uije 58,698 Uije
Zaire 40,130 M'Banza Congo

Aproximadamente 65% do território está localizado entre 1000 e 1600 metros de altitude.

A moeda oficial é o kwanza. A Língua Oficial é o Português, assim como várias línguas nacionais, e as mais faladas: Kikongo, Kimbundo, Tchokwe, Umbundo, Mbunda, Kwanyama, Nhaneca, Fiote e Nganguela.

Tempo

O clima em Angola tem duas estações: a chuvosa, a mais quente que ocorre entre os meses de Setembro a Maio, e a de cacimbo (inverno) ou seca, a menos quente e que vai de Maio a Setembro.

O país tem uma situação geográfica peculiar, porque é na zona intertropical e subtropical do hemisfério sul. Quando localizado perto do mar, e devido às especificidades do seu relevo, divide-se em duas regiões climáticas diferentes:

  • Região costeira, com umidade relativa média anual de 30% e temperatura média acima de 23 ° C.
  • A Região do Interior, subdividida na Zona Norte, com fortes chuvas e altas temperaturas, a Altitude Zone, que abrange as regiões de planícies centrais, com estação seca, baixas temperaturas, e o sudoeste, semi-árido, como consequência da proximidade do deserto do Namibe, extensão do deserto do Kalahari, sujeita a grandes massas de ar tropical continental.

As temperaturas médias do país são: 27 ° C no máximo e 17 ° C no mínimo.

Esta diversidade climática corresponde a um potencial turístico representado por um património natural rico em flora e fauna diversificadas, permitindo a prática de todo o tipo de atividades recreativas, divertidas e de aventura.

Flora

floresta-densa-angolana

Angola tem cinco tipos de áreas naturais: a floresta húmida e densa, como a do Maiombe (Cabinda), que contém as madeiras mais raras do mundo; savanas, normalmente associadas a florestas, como é o caso das províncias de Luanda Norte e Luanda Sur; as savanas secas, com árvores ou arbustos, em Luanda, baixas em Kassanje, na província de Malanje, e também algumas outras áreas das duas Luandas.

Existem também áreas de estepe ao longo de uma faixa que começa no sul do Sumbe, no Kwanza Sul, e, finalmente, o deserto, que ocupa uma estreita faixa costeira no extremo sul do país, onde podemos encontrar, no O deserto do Namibe, uma espécie de planta única e endémica do mundo que assim caracteriza este país, a "Welwitchia Mirabilis.

Vida Selvagem

Em Angola, inúmeras espécies dispersas são conhecidas de várias regiões. Na floresta do Maiombe, em Cabinda, vivem gorilas, chimpanzés e papagaios. Nas áreas naturais mais úmidas do norte, centro e leste, podemos ver o antílope, a gigantesca alavanca preta, uma espécie endêmica no mundo e em perigo de extinção, a seixa e os elefantes. 

Já nas regiões mais secas, aparecem a cabra, os antílopes do deserto, o leopardo, o búfalo e também o elefante, a zebra e a girafa. Animais mais ou menos comuns em todo o território são a hiena, o pé-de-cabra vermelho, o leão e o hipopótamo.

Na fauna marinha existe também uma enorme variedade de peixes e mariscos, que também são encontrados nos rios, onde, junto com estes, também podemos ver crocodilos ou jacarés.

vida_selvagem_angola

Principais Rios

Visita do ministro da energia e águas as barragens hidroelectricas.

O rio principal em Angola é o Kwanza, que dá nome à moeda nacional. Dos seus mil quilômetros de extensão, apenas 240 são navegáveis. Seguido pelo Kubango (975 quilômetros), o Cunene (800) e, finalmente, na lista dos quatro principais rios do país, Zaire (150), todos navegável.

Os rios angolanos oferecem oportunidades para a implementação de negócios de interesse turístico ou misto do tipo comércio-turismo ou até mesmo a prática do ecoturismo.

Cultura

Um dos grandes valores de Angola é, sem dúvida, a sua cultura em todas as suas manifestações. A música angolana, tanto tradicional (semba, rebita) como moderna (kizomba, kuduro, zouk) tem conseguido progredir, já com alguma projecção internacional.

Existem alguns instrumentos tradicionais que devem ser mencionados como parte da riqueza cultural e tradicional angolana. É o caso do batuque (tambor), do kissange e da marimba. Já o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, disse, num dos seus poemas: "À marimba e ao kissange, ao nosso carnaval, teremos que voltar".

Danças tradicionais com ritmos marcantes também ocupam um lugar importante, não deixando ninguém indiferente.

Carnaval é, sem dúvida, uma das expressões culturais que devem ser acompanhados com uma música que combina harmonioso e de dança, tais como semba, varina, cabetula, kazucuta e Cabecinha.

Em termos de artesanato, Angola tem muito a oferecer. Madeira é, talvez, a um que tem mais expressão (vara estanque, cinzas vara, pau-rosa, panga-panga), mas existem ainda outros materiais que são exploradas com grande mestria como lama, Mateba (fibra de palma ), bronze, marfim e chifre.

imagesCAMXGXUN

População

sele‹o feminina de basquetebol vence pela 2¼ vez o afrobasquete 2013 em maputo

A população de Angola é principalmente de origem bantu. Entre eles destacam-se os ovimbundus, kimbundus e bakongos. Mas há outros grupos étnicos minoritários como o Koysan (no sudoeste do país).

A língua oficial é o Português e há cerca de 42 idiomas, dos quais o Kimbundu, o Umbundu, o Kicongo e o Tchokwe são os mais utilizados.

Informação Adicional

Dados Estatísticos

Chefe de Estado: João Manuel Gonçalves Lourenço
Capital: Luanda
Dia Nacional: 11 de novembro de 1975
Língua oficial: Português
Moeda: Kwanza (AKZ)
Área: 1.246.700 km²
População: 20 milhões (2013 estimativa)
Alfabetização: 40%
Urbanização: 26%
Fronteiras Terrestres: 4.837 quilómetros.
recursos naturais: diamante, petróleo, óleo de peixe, animais selvagens, agricultura, para o mar e recursos marinhos.