Head of Mission

CMD Agostinho Van-Dúnem

Agostinho Van-Dúnem

Ambassador Extraordinary and Plenipotentiary of the Republic of Angola to the United States of America

Agostinho de Carvalho dos Santos Van-Dúnem  nasceu no Sambizanga (Luanda), em Angola.

No dia 28 de março 2023 foi nomeado pelo Presidente João Lourenço para a função de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América.

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, Agostinho Van-Dúnem iniciou a carreira em 1998 como Assistente da Assessoria Diplomática da Presidência da República de Angola. Nesta qualidade, durante mais de 20 anos, colaborou activamente na estruturação de dossiers relevantes sobre as relações internacionais do Governo da República de Angola, principalmente no continente africano.

Agostinho Van-Dúnem tem o grau de Mestre em Governança e Gestão Pública (FGV). Exerceu a função de Secretário-Geral do MIREX (Ministério das Relações Exteriores), tendo desempenhado papel fundamental na concepção e implementação de novos modelos de gestão das missões diplomáticas, a par da participação em dossiers da política externa e diplomacia.

Eleito Deputado da Assembleia Nacional (Parlamento da República de Angola) na IV Legislatura (2017-2022) e na V Legislatura (2022-2027), Agostinho Van-Dúnem foi sucessivamente membro da Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos e Vice-Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas na Exterior, tendo sido igualmente eleito membro da Comissão de Paz e Segurança do Fórum Parlamentar da CIRGL (Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos).

A comunidade angolana nos Estados Unidos da América e nos outros países de cobertura diplomática, estará no centro das atenções da Missão Diplomática que vai reforçar o diálogo e a defesa dos seus interesses nos países de cobertura.

Com assinalável percurso técnico, político e na carreira diplomática, Agostinho Van-Dúnem considera que, fortalecendo as relações bilaterais, a sua principal missão é colocar os Estados Unidos da América como o principal parceiro estratégico de Angola, em especial nos domínios da paz, defesa e segurança nas regiões africanas, bem como na área do desenvolvimento sustentável, comércio internacional, ambiente e energias renováveis.