62c6b8c5-9218-48c8-9767-997f77f55a66

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, participou hoje, 07 de Julho, na Reunião Virtual sobre Coligação Mundial para Enfrentar as Ameaças das Drogas Sintéticas, orientada pelo Secretário do Departamento de Estado Norte-Americano, Antony Blinken, a partir de Washington, Estados Unidos da América.

Numa reunião em que participaram quase todos os Chefes das Diplomacias de países da Europa, América, Ásia e África, sobretudo aqueles que enfrentam essa problemática, o Ministro Téte António defendeu maior engajamento dos Estados e das organizações Intergovernamentais no combate ao tráfego, comercialização e consumo dessas substâncias psicotrópicas.

De acordo com o Chefe da Diplomacia Angolana, que falava a partir de Luanda, a nível internacional, a comunidade global tem de se reunir para partilhar informações e desenvolver estratégias e planos de acção, a fim de unir forças para combater a produção e o tráfico ilegais de drogas sintéticas. “Temos também de nos apoiar mutuamente para aprendermos a prevenir e a tratar o consumo de drogas”.

O Ministro partilhou com os seus pares a experiência de Angola em relação a esse mal e afirmou o comprometimento no combate do mesmo.

Sua Excelência Téte António disse que a República de Angola empenhou-se nesta causa ao criar o Instituto Nacional de Luta Contra a Droga (INALUD), que colabora estreitamente com o UNODC para fazer face ao impacto devastador do consumo ilegal de drogas.

Devido à sua localização geográfica estratégica, como rota preferencial de trânsito marítimo, terrestre ou aéreo para outros destinos, Angola reconhece a necessidade de prestar uma atenção especial a esta questão e, por isso, está empenhada em cooperar com outros países a nível regional e internacional para combater o tráfico e almejar um mundo livre de drogas ilegais.

Nesta Reunião sobre Coligação Mundial para Enfrentar as Ameaças das Drogas Sintéticas participaram pelo Continente Africano, além de Angola, os ministros das Relações Exteriores/Negócios Estrangeiros de Marrocos, Comores, Ghana e África do Sul.

A referida reunião é uma iniciativa do Departamento de Estado Norte-Americano, visando prevenir a fabricação e o tráfico ilícito de drogas sintéticas, detectar ameaças emergentes de drogas e padrões de uso, promover intervenções e serviços de saúde pública para prevenir e reduzir o consumo de drogas, uso, overdose e outros danos relacionados.

627a04f7-40a2-4ef1-aaa6-d95389475545