IMG_5551

Para uma actualização sobre a realidade macroeconómica do país, sobretudo os aspectos relacionados à política fiscal, economia real, política monetária e cambial, aconteceu na Embaixada da República de Angola em Washington, D.C., na passada quarta-feira, um non-deal roadshow com investidores financeiros do mercado internacional com interesse presente ou futuro nos títulos de Angola.

Na ocasião, a Ministra das Finanças Vera Daves de Sousa abordou os principais indicadores macroeconómicos e as medidas em curso de gestão da dívida pública, entre outros.

“São números que normalmente os investidores gostam de acompanhar, e ouvir na primeira pessoa dos titulares das pastas. Compreendemos que é sempre melhor do que apenas ler relatórios e estatísticas. De modo que, toda aproximação aos investidores será sempre bem-vinda, na medida em que cria uma dinâmica interessante de partilha de informação e, desde logo, ajuda também, através do passa palavra, a transmitir uma mensagem positiva acerca de Angola. Os que estiveram aqui na sala poderão falar com outros que não estiveram, eventualmente indecisos entre ir a Angola fazer um investimento directo, estrangeiro ou não, e acreditamos que assim contribuímos para construir uma imagem positiva acerca do país”, afirmou a Ministra no final do evento.

Por sua vez, o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João fez uma apresentação sobre o sector real, focando-se basicamente, em transmitir aquilo que tem sido o desempenho da  economia e da visão que estará presente no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023/2027. 

O Ministro da Economia e Planeamento destacou os pilares de capital humano, infraestruturas e diversificação económica, com grande foco no compromisso das autoridades de alterar o paradigma subjacente à nossa base produtiva. 

O Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano partilhou o rumo da política monetária, tendo destacado as medidas para o controlo da inflação cuja meta de médio prazo é na cifra de um digito. O BNA tem vindo a assegurar um nível de reservas internacionais liquidas que se encontram acima do recomendado pelas organizações internacionais. 

Participaram do encontro cerca de 60 representantes de entidades diversas que actuam no mercado financeiro internacional.

IMG_5545