b5cda929-21b0-41ea-9f92-17d7c92fc1c4

Uma missão angolana, encabeçada pelo Secretário do Presidente da República de Angola, para os Assuntos Económicos, Milton Reis, participa, de hoje quarta-feira (24) até sexta-feira (26), em Washington, D.C., Estados Unidos da América (EUA), no 21° Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades (AGOA), a margem do encontro, deverá manter também vários encontros com executivos de bancos e da alta finança.

Coube ao Secretário de Estado Antony J. Blinken fazer a abertura do Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades (AGOA).

Durante os três dias, os participantes deverão avaliar a execução do programa AGOA, discutir a extensão da AGOA para mais 15 anos, o nexo entre a AGOA e a Zona do Comércio Livre Africano (AFCTA), renovação da AGOA, melhorias práticas, bem como as Iniciativas das comunidades económicas regionais em prol do comércio inclusivo e do desenvolvimento sustentável.

A agenda de trabalho do senhor Secretário do Presidente da República de Angola, para os Assuntos Económicos, Milton Reis prevê, entre outros, encontros com a Representante Comercial dos EUA, Sra. Embaixadora Katherine Tai, com quem abordará aspectos relacionados com a cooperação bilateral, as formas de melhorar os programas da AGOA, com o objectivo de impulsionar o crescimento económico e inclusivo, criando condições para o reforço da integração regional, permitindo que os países africanos possam tirar melhor proveito da AGOA.

O Dr. Milton Reis deverá de igual modo, a convite da Presidente do Centro de Negócios EUA-África da Camara de Comércio dos EUA, Sra. Kendra Gaither, participar da mesaredonda privada na US Chamber com os seus associados nos diferentes sectores, com o objectivo de discutir a prorrogação da AGOA e fortalecer a relação comercial e de investimentos entre os EUA e Angola, em sectores estratégicos e prioritários de ambos países e criar condições de exploração dos dois mercados.

A Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA) foi criada em 2000, com validade de 10 anos, prorrogada até 2025 tem como objectivo principal a abertura do mercado americano para os países africanos, criando oportunidades de exportação de produtos para os EUA com isenção de taxas. A AGOA tem como objectivo promover o crescimento económico através da boa governação e dos mercados livres.

Anualmente são realizados fóruns alternados, um no continente africano e outro nos EUA para avaliar a evolução do projecto, o último fórum africano foi acolhido pela República da África do Sul, em Novembro de 2023, este ano será realizado nos EUA. A AGOA, termina em 30 de Setembro de 2025, os países elegíveis têm como perspectiva a prorrogação do período para mais 15 anos.

A delegação angolana, em princípio, é também integrada pelo Secretário de Estado para Indústria, Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues, Directora Nacional do Comércio, Edna Capalo, Chefe de Gabinete do PCA-AIPEX, Cândido Cornélio, Chefe de Departamento-DNIDE, Alcides Luís, Consultora do Secretario do Presidente para os Assuntos Económicos, Julay Morais, Consultora do Secretario do Presidente para os Assuntos Económicos, Betânia Ribeiro e pela Técnica do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Ministério da Pescas, Helga Cango.