d7e03ee3-b5af-4430-9285-43bc012350c0

Angola e os Estados Unidos da América assinaram na manhã desta terça-feira, 15 de Outubro, em Luanda, mais dois instrumentos jurídicos, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

Trata-se do Acordo de Serviços Aéreos que visa promover um sistema de aviação internacional competitivo e reduzir a interferência governamental, facilitando o transporte aéreo internacional com segurança e protecção e do Acordo 505, referente à Formação e a outros serviços no domínio da Defesa.

O Acordo de Serviços Aéreos

Estabelece os direitos de sobrevoo e estadia, bem como incentiva a concorrência justa entre as companhias aéreas de ambos os países enquanto que o Acordo 505 estabelecer as condições para o fornecimento de formação e outros serviços no âmbito do Programa Internacional de Educação e Formação Militar (IMET).

Foram signatários destes dois instrumentos jurídicos legais, Suas Excelências Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, e Tulinabo Mushingi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário dos Estados Unidos da América acreditado em Angola.

Testemunharam a assinatura dos Acordos, Suas Excelências Téte António, Ministro das Relações Exteriores, Ricardo Daniel Viegas D’Abreu, Ministro dos Transportes e o Almirante José Maria de Lima, Secretário de Estado para a Defesa Nacional.

Estiveram igualmente presentes Suas Excelências Agostinho Van-Dúnem, Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Oficiais Generais das Forças Armadas Angolanas, Membros do Corpo Diplomático Estadunidense acreditado em Angola, além de altos funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores e dos Transportes.

A assinatura destes acordos representa um avanço significativo na cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, além de consolidar um compromisso mútuo em prol do desenvolvimento económico, da segurança e da estabilidade regional.

Com a implementação dos referidos acordos, espera-se uma intensificação das relações entre as duas nações, em benefício dos seus respectivos povos.

Os Estados Unidos da América apoiam os esforços de Angola para combater a corrupção, aumentar a responsabilização, promover a governação democrática e apoiar a protecção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Actualmente, a cooperação entre os dois países aprofundou-se nas áreas de Segurança, Economia e Desenvolvimento Sustentável.