721a7957-a9aa-41e7-83ad-65bcc1322865

Uma delegação de Angola chefiada pelo Ministro do Planeamento e Governador de Angola junto do Banco Mundial, Victor Hugo Guilherme, participa nas Reuniões de Anuais do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorrem em Washington, D.C., de 21 a 26 de Outubro.

Integram a delegação a Ministra das Finanças e Governadora junto do FMI, Vera Daves de Sousa, o Governador do Banco Nacional de Angola e Governador Suplente junto do FMI, Tiago Dias, e o Presidente do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, além de altos responsáveis e técnicos dos dois departamentos governamentais.

Em Washington, a comitiva vai participar em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para avaliar a economia global, considerando os riscos e os desafios emergentes, assim como, a apreciação da promoção da estabilidade financeira para prevenir crises.

Da agenda constam seminários e painéis de discussão de alto nível, bem como a sessão com a Vice-Presidente Regional do Banco Mundial, Victória Kwakwa e com o Vice-Presidente do IFC para África, Sérgio Pimenta, com quem vão abordar o portfólio de projectos em Angola e as melhores formas para o seu alargamento sustentável. Prevê-se igualmente a participação dos Governadores como prelectores de três fóruns que juntam investidores para promoção de instituições bancárias, nomeadamente, o Citi Bank, Deutsche Bank, Standard Chartered e Standard Bank.

A Ministra das Finanças vai integrar o Grupo de Trabalho de Alto Nível sobre a Arquitetura Financeira Global, a convite do Comissário da União Africana para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais, Albert Muchanga, em parceria com o Director do Departamento Africano do FMI, Abebe Selassie e a Secretária Executiva Adjunta e EconomistaChefe da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), Hanan Morsy.

Na terça-feira, 22, participa como oradora do encontro sobre a Agenda de África para a Reforma da Arquitetura Financeira: Prioridades para 2025, promovido pela African Center for Economic Transformation, a União Africana e a UNECA, cujo objetivo é promover o engajamento directo entre Ministros e parceiros sobre as principais prioridades para os próximos 12 meses, além de uma Reunião do Caucus Africano com a Directora Geral do FMI.

Está previsto para quarta-feira, 23, um evento para abordar o Sistema Alimentar Agrícola como Motor de Crescimento Sustentável e a Criação de Emprego, em que Vera Daves de Sousa participa como oradora, a convite do Vice-Presidente para o Planeta do BM, Juergen Voegele, que estendeu, igualmente, o convite para que seja oradora no evento de alto nível sobre o Financiamento e Segurança da Água: Aumentar Investimentos para Colmatar a Lacuna entre a Procura e a Oferta de Água.

A convite da Diretora-Geral do FMI, Kristalina Georgieva, a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, vai ainda participar do debate exclusivo sobre a “Economia Global”, bem como da Sessão Plenária do Comité Monetário e Financeiro Internacional do FMI. Os dignitários angolanos vão, igualmente, manter um encontro bilateral com a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos da América, Janet Yallen. Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação com estas instituições, mediante programas específicos, tendo em vista a melhoria da gestão e consolidação das contas nacionais, aperfeiçoamento dos mecanismos de investimento e a promoção do crescimento económico e social do país.