WhatsApp Image 2025-05-12 at 10.24.21 PM

O Embaixador da República de Angola nos Estados Unidos da América e não-residente no México, Sua Excelência Agostinho Van-Dúnem, terminou no último fim de semana uma visita de trabalho à Cidade do México, onde foi portador de uma carta do Ministro das Relações Exteriores, Sua Excelência Tete António, destinada ao seu homólogo mexicano.

O conteúdo da carta reflecte o desejo de reforçar a cooperação diplomática e econômica entre Angola e o México. Pela parte mexicana, liderou a a delegação Sr. Enrique A. Gomes Montiel, Coordenador para Asia e Médio Oriente da Direcção Geral para África, Asia Central e Médio Oriente das Relações Exteriores.

Durante a visita, o Embaixador dirigiu-se à Comissão de Relações Exteriores – África do Senado dos Estados Unidos Mexicanos, onde reafirmou o compromisso de Angola com o fortalecimento dos laços bilaterais e destacou as oportunidades de cooperação estratégica.

O Embaixador foi recebido pela Excelentíssima Senadora Alma Carolina Viggiano Áustria, Presidente da Comissão, acompanhada das Senadoras, Yiedckol Polevnsky Gurwttz e Mariela Gutirrez, com quem discutiu a amizade histórica entre os dois países, que remonta ao apoio mexicano na luta pela independência de Angola.

No encontro com a Comissão, foi igualmente abordada a importância do reforço da cooperação parlamentar entre o Senado mexicano e a Assembleia Nacional de Angola, com destaque para a possibilidade de promover visitas recíprocas entre parlamentares de ambos os países. A iniciativa visa fomentar o intercâmbio legislativo, o diálogo político e o alinhamento de agendas comuns nos fóruns multilaterais."É nossa firme intenção iniciar uma nova etapa nesta relação, pautada pela diversificação das parcerias e pelo aprofundamento da cooperação económica, científica e cultural", afirmou o Embaixador.

Cooperação Estratégica e Diplomacia Econômica

O Embaixador Van-Dúnem também apresentou os avanços do processo de transformação económica e institucional de Angola, tendo destacado a presidência do país na União Africana em 2025, sob a liderança do Presidente João Lourenço. Sublinhou ainda o papel estratégico do Corredor do Lobito como um eixo de desenvolvimento regional e plataforma de acesso aos mercados do sul e leste de África.

Durante a visita, o Embaixador teve encontros com representantes do sector empresarial mexicano, incluindo o Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria (CANACINTRA), e o Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Externo, Investimento e Tecnologia, A.C. (COMCE). O objectivo desses encontros foi o de explorar formas de intensificar a colaboração entre os dois países, com especial foco em fóruns e intercâmbios empresariais, comprometendo-se a preparar uma agenda de trabalho para concretizar esse reforço na parceria econômica.

Integração da Comunidade Angolana no México

O Embaixador reuniu-se também com as autoridades de migração mexicanas, incluindo a Directora Geral de Migração e Arquivos Migratórios, Dra. Alma Rubí Morales, para discutir questões relacionadas à legalização e integração da comunidade angolana no país.
Angola conta com cerca de 1.551 cidadãos residentes no México. A reunião resultou em um acordo para melhorar a troca de informações e facilitar a integração da diáspora angolana, sem prejuízo do seu status migratório.Além disso, o Embaixador encontrou-se com um grupo de cidadãos angolanos em situação de trânsito migratório para os Estados Unidos. Aproveitou a oportunidade para informá-los sobre os seus direitos e deveres como migrantes, tanto no México quanto nos Estados Unidos, e colocou-se à disposição para prestar assistência consular.

Encontro com a comunidade angolana

Durante a sua visita, o Embaixador Agostinho Van-Dúnem também manteve um encontro com a comunidade angolana residente no México. O encontro, realizado no Instituto de Especialización para Ejecutivos (CDMX), teve como objectivo ouvir as preocupações da comunidade, discutir temas consulares e promover a integração social. Durante a sessão, o Embaixador entregou cartões consulares, bilhetes de identidade e passaportes aos cidadãos que haviam solicitado estes documentos. Este gesto demonstrou a melhoria ea eficiência dos serviços prestados pela Embaixada.

"Continuaremos a apoiar a nossa comunidade no exterior, pois ela desempenha um papel vital no fortalecimento dos laços culturais, sociais e econômicos entre Angola e os países onde reside", afirmou o Embaixador, sem deixar de reafirmar o compromisso do governo angolano em apoiar a diáspora.

Por fim, a Embaixada patrocinou a criação da Associação da Comunidade Angolana no México, que, após o processo de legalização e eleição dos seus membros directivos, foi oficialmente apresentada à sociedade mexicana.

A visita do Embaixador Agostinho Van-Dúnem ao México marca um importante passo para o fortalecimento das relações bilaterais, diplomáticas, econômicas e culturais entre os dois países.

A representação diplomática de Angola vai continuar a desenvolver acções para apoiar os cidadãos angolanos, promover o diálogo e a cooperação, e reforçar os vínculos entre Angola e o México.

WhatsApp Image 2025-05-12 at 10.24.21 PM (1)