NOVO_AEROPORTO

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou, esta segunda-feira, uma visita de campo ao Novo Aeroporto Internacional, localizado na zona do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, com o objectivo de constatar o nível de execução da obra.

O novo Aeroporto  baptizado  por Dr. António Agostinho Neto, cuja certificação final está em curso, poderá entrar em pleno funcionamento em Dezembro de 2023 . A obra está  orçada em USD 1,4 mil milhões .

Em visita guiada, o Chefe de Estado  passou pelo edifício de gestão de navegação  aérea e aeroportuária, centro de controlo regional e de controlo integrado, terminal de passageiros, a zona de embarque, áreas comercial, de check-in,  vip, rastreio, recolha de bagagem , desembarque doméstico e regional .

O  Aeroporto Internacional de Luanda "Dr. António Agostinho Neto", que ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.

A infra-estrutura possui, também, duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 - actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75 quilómetros quadrados.

A pista sul, a maior do Aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, onde foi realizado o primeiro voo experimental, em Junho de 2022, através de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

A obra está a cargo da empresa estatal chinesa Aviation Industry Corp of China (AVIC).