lauca2_1303114011646358879dd6e

Um empréstimo histórico de 1,6 bilhão de dólares foi aprovado, esta quinta-feira, pelo Export-Import Bank of the United States (EXIM) para apoiar a construção de 65 mini-redes de energia solar fotovoltaica e purificação de água em quatro províncias do sul de Angola.

O projeto aumentará o acesso à eletricidade e à água potável em várias províncias de Angola que antes tinham pouco acesso e promoverá a melhoria da saúde, educação e bem-estar social. A transação, envolvendo ING Capital, Sun Africa e Omatapalo, estima-se que apoie 3.100 empregos nos EUA.

“Estamos profundamente orgulhosos de aprovar este projeto, que promoverá o acesso à energia limpa e à água potável em regiões-chave de Angola”, disse a presidente e presidente do EXIM, Reta Jo Lewis. “A aprovação de hoje ressalta nosso firme compromisso em defender projetos de energia renovável, apoiar exportadores dos EUA que fazem negócios na África Subsaariana, aprofundar nosso relacionamento econômico com Angola e promover a iniciativa Partnership for Global Infrastructure (PGI) do presidente Biden.”

A transação aprovada hoje se baseia no trabalho histórico recente da EXIM em Angola e avança a iniciativa PGI da Administração Biden-Harris, um esforço colaborativo de agências do governo dos EUA para apoiar projetos de infraestrutura sustentáveis, limpos, resilientes e inclusivos em todo o mundo. O projeto também apoia o mandato da EXIM de apoiar projetos de energia renovável.

O Export-Import Bank of the United States (EXIM) é a agência oficial de crédito à exportação do país com a missão de dar suporte a empregos americanos facilitando as exportações dos EUA.