52564462028_b3f5672a19_k

A Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, considerou, quarta-feira, em Washington, D.C., Estados Unidos, fundamental “a mobilização de mais recursos  para a investigação e prevenção do cancro em meninas e mulheres no continente africano”.

Falando num painel presidido pela Primeira-Dama dos Estados Unidos, Jill Biden, para as primeiras-damas africanas, Ana Dias Lourenço adiantou haver necessidade de apoio aos países africanos para a implementação de programas de investigação e vigilância epidemiológica, criação de base de dados (Registo de Cancro de Base Populacional), para a definição de estratégias baseadas em evidências científicas, com vista ao controlo da doença.

O encontro promovido à margem da Cimeira EUA-África abordou o tema “Derrubando as barreiras ao  tratamento do cancro para mulheres e meninas”, com apresentações do Pepfar, da farmacêutica Roche e da médica e CEO do BHE Group, Melissa Clarke Bruce.

As intervenientes falaram dos factores de risco, medidas preventivas, diagnóstico e tratamento do cancro, em especial o da mama e do colo do útero.

O evento reuniu, no Kennedy Center, as Primeiras-Damas de Angola, Moçambique, Serra Leoa, Gana, República Democrática do Congo, Botswanna, Namíbia, Guiné Equatorial, Camarões, Gabão, Libéria, Madagáscar, Etiópia, e o esposo da Vice-Presidente dos EUA, Doug Emhoff.

Durante a sua apresentação, a Primeira-Dama dos EUA reafirmou o  compromisso na luta contra o cancro, acrescentando que o seu país vai promover iniciativas para reduzir o “fardo do cancro” em África, com apoio do Governo e parceiros do sector privado.

52563932831_4e69362dbc_k