fb_img_1671072197688

O Presidente da República, João Lourenço, promoveu esta quarta-feira, em Washington, Estados Unidos da América, uma reunião de alto nível com os homólogos do Burundi, Rwanda, Quénia, Uganda e Tanzânia, bem como o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão do Sul.

A reunião, que decorreu à margem da Cimeira de Líderes EUA-África, fez uma avaliação do nível de implementação do Roteiro de Luanda sobre a situação de instabilidade no Leste da RDC.

Os Chefes de Estado lamentaram os massacres de populações civis, ainda por esclarecer, e ressaltaram o papel do Mecanismo de Verificação Ad-hoc para efeitos de esclarecimento dos factos.

Conforme acordado na Cimeira de Luanda, o próximo encontro terá lugar em Janeiro, em data a anunciar, em Bujumbura, capital do Burundi.

O Presidente angolano, mediador da União Africana para o conflito no Leste da RDC, tem realizado uma intensa acção diplomática para normalizar a situação no nessa região, tendo em vista a busca de uma solução pacífica para a crise entre Kinshasa e Kigali.

A tensão entre a RDC e o Rwanda havia aumentado, nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento rebelde do M23.

No âmbito de uma cimeira de Luanda, realizada em Novembro do ano em curso, para avançar na normalização das relações diplomáticas, ambos os países acordaram um cessar-fogo, bem como a retirada do M23 das áreas recentemente conquistadas pelo grupo rebelde na província do Kivu do Norte (Leste da RDC).

No encontro de Luanda ficou também decidida a continuação do pleno desdobramento da força regional e a sua intervenção contra o M23, caso venha a recusar-se a cessar as hostilidades e retirar-se dos territórios ocupados

Entretanto, também à margem da sua participação na Cimeira EUA-Africa, João Lourenço participou quarta-feira, na Casa Branca, num jantar oferecido aos líderes africanos pelo Presidente Joe Biden.

Com o Chefe de Estado angolano esteve a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

De igual modo, João Lourenço participou, em Washington, na cerimónia de encerramento do Fórum de Negócios organizado no quadro da cimeira EUA-África.