d3be9759-8094-4d0c-a15b-77a1924a368c

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou, nesta quinta-feira, em Oslo, que Angola pretende estabelecer as bases de uma cooperação estratégica com a Noruega, no quadro de vantagens mútuas.

Ao discursar no Fórum Empresarial Angola-Noruega, o Presidente da República sublinhou que uma cooperação estratégica trará benefícios para os respectivos povos.

Noutra vertente, João Lourenço informou que nos últimos cinco anos o Executivo angolano  deu passos muito importantes para tornar o país num espaço cada vez mais atractivo para a captação de investimentos estrangeiro.

O objectivo, segundo o Chefe de Estado, é o de construir uma economia forte e sustentada, cada vez menos dependente dos recursos do petróleo.

Nesta senda, reafirmou que a acção governativa tem sido focada no aprofundar das bases de um Estado Democrático de Direito, onde não haja impunidade para com os actos de corrupção e para práticas de nepotismo e de tráfico de influências.

“Estamos a edificar um Estado que apresente altos níveis de transparência na gestão do erário publico, onde seja preservada a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e a sã concorrência entre os agentes de mercado”, expressou.

João Lourenço deixou claro que o Governo angolano trabalha para criar um Estado onde o acesso à justiça seja rápido e igual para todos e onde se valorize o mérito e a competência profissional.

O Executivo, prosseguiu, e os órgãos da Justiça, tendo em conta os efeitos nefastos do fenómeno da corrupção na economia e sobretudo na sociedade têm vindo a tomar medidas concretas para eliminar os efeitos desta prática.

Perante os investidores, João Lourenço disse que a par da consolidação do Estado Democrático de Direito, Angola está a desenvolver acções para consolidar a economia de mercado.

Aproveitar a experiência norueguesa 

O Estadista angolano destacou o facto de a Noruega possuir uma economia diversificada, com um "excelente ambiente de negócios" que lhe permite atrair investimento directo estrangeiro, exportar para o mundo não só petróleo e gás, assim como produtos do mar, máquinas e equipamentos de ponta e bens manufacturados.

Segundo o Presidente da República, a economia azul norueguesa tem um peso muito importante no processo de criação de riqueza deste país e das suas exportações.

João Lourenço afirmou, no fórum, que Angola pode aprender muito com a experiência norueguesa, particularmente no aproveitamento dos recursos naturais e a sua conversão em riqueza e bem-estar social para o país e para o povo angolano.

Crescimento económico

O Presidente João Lourenço fez referência a estimativas que dão conta que, em 2022, a economia angolana deverá ter um crescimento de 2,7%, com um desempenho liderado pelo sector não petrolífero.

Com vista a reforçar o papel do sector privado na nossa economia, estamos a desenvolver desde 2019 um vasto programa de privatizações de activos que antes pertenciam ao Estado, frisou.

O Presidente da República, João Lourenço, chegou quarta-feira a Oslo, Noruega, para uma visita de trabalho de dois dias, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

8f5aa01f-6192-4862-bac7-b2e2e779f12d