photo-2022-11-20-03-59-28_copia

A selecção sénior feminina de andebol conquistou, este sábado, o 25º Campeonato Africano com vitória sobre a congénere dos Camarões, por 29-19, em prova realizada em Dakar, Senegal.

Com um equilíbrio patente nos minutos iniciais, as duas formações, que reeditaram a última final, optaram por passes curtos.

As campeãs africanas, com boa atitude na defesa, não permitiram que as adversárias fossem para frente do marcador, apesar das oportunidades criadas.

A tranquilidade das pérolas veio do banco, permitindo que saíssem ao intervalo a vencer, por 13 -10.

Na segunda parte, Angola mostrou melhoria técnica e "asfixiou" as oponentes, passando a liderar de forma tranquila o desafio, sem que as camaronesas criassem situações para inverter o quadro.

Na etapa final, o técnico Vivaldo Eduardo colocou na quadra de jogo as guarda-redes Teresa Almeida "Bá" e Helena Sousa, garantida que estava a vitória e a revalidação do título.

Natália Bernardo, das mais antigas jogadoras em campo, liderou as jogadas ofensivas do combinado nacional.

As quatro primeiras classificadas, ou seja, Angola, Camarões, Congo e Senegal, estão apuradas para o próximo Campeonato do Mundo.

Este triunfo confirma a hegemonia de Angola no andebol feminino no continente africano, com 15 títulos, uma segunda posição e duas terceiras.

No histórico, as angolanas perderam uma única final, em 1991, na cidade do Cairo, Egipto.