Angola e EUA realizou a reunião de Cooperação em Defesa no Pentágono
No âmbito do memorando de entendimento entre o Ministério da Defesa Nacional da República de Angola e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Defesa, assinados no dia 17 de maio de 2017, realizou-se a Reunião Inaugural do Comitê Conjunto de Cooperação em Defesa Angolano-Americano no Pentágono, Washington DC, de 05 a 06 de junho do corrente ano.
As delegações foram lideradas por Tressa Guenov, Vice-Secretário Assistente Principal de Defesa para Assuntos de Segurança Internacional, como Presidente do Comitê, e Sua Excelência o General Ret Afonso Carlos Neto, Secretário de Estado da Indústria Militar, como Co-Presidente.
A reunião do Comitê afirmou o compromisso de ambos os países de fortalecer a cooperação em defesa, com base em recentes reuniões de alto nível entre o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da República de Angola
As delegações discutiram uma série de tópicos, com ênfase em segurança regional, cooperação em segurança, operações de paz, segurança cibernética, segurança marítima e capacitação.
Os chefes das delegações assinaram o Acordo de Cooperação em Aquisição e Serviços Cruzados, um instrumento que permitirá uma cooperação logística mais estreita entre suas Forças Armadas.
As partes pretendem buscar uma relação de segurança mais estreita e continuarão a examinar e trabalhar para implementar a cooperação nas áreas discutidas durante a próxima reunião do Comitê Conjunto de Cooperação em Defesa Angolano-Americano, a ser realizada em Luanda, em 2025.