CPLP

A ministra da educação de Angola, Luísa Grilo, disse, esta quinta-feira, em Luanda, estar em curso no país a implementação do primeiro Plano Nacional de Leitura que contempla os autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo a responsável, dada a mobilidade dos cidadãos dos estados-membros, não seria demais se fossem definidos os autores indispensáveis ao conhecimento comum dos alunos da comunidade, por permitir o conhecimento do outro, com vista a estreitar os laços entre povos irmãos.

Luísa Grilo falava durante a celebração do Dia da Língua Portuguesa, assinalado esta quinta-feira (5 de Maio) criada  em 2009 por resolução da XIV reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP e instituída pela UNESCO em 2019, como Dia mundial, tornado o idioma português o primeiro no mundo a ter uma data oficial reconhecida pelo órgão da ONU.

A governante referiu que há três anos que o 5 de Maio é comemorado nas escolas angolanas com actividades diversas, como o concurso de melhor redacção, por se reconhecer a importância do domínio da língua escrita, por se constatar que se lê menos.

Por seu turno, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, considerou a Língua Portuguesa de projecção internacional para a construção de uma comunidade onde todos os membros sejam autores integrantes para o desenvolvimento dos estados.

Já o secretário da CPLP, Zacarias Albano da Costa disse que a proclamação pela UNESCO do Dia da Língua Portuguesa é uma conquista para todos os povos falantes do português, que está entre a quarta e quinta mais falada do mundo e usada em mais de 30 organismos internacionais.

Numa mensagem,  a directora-geral da UNESCO refere que a Língua Portuguesa é uma importante ferramenta de cooperação e intercâmbio que atravessa continentes e culturas, com mais de 265 milhões de falantes.

Por conta da Covid-19, apenas este ano a organização irá celebrar presencialmente, na sua sede, em Paris (França), dando início às festividades comemorativas do centenário de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola. Também serão homenageadas figuras como José Saramgo (Portugal), Lima Barreto (Brasil) e José Craveirinha (Moçambique).

O Dia da Língua Portuguesa deu vazão ao surgimento da semana de Língua Portuguesa que decorrerá até 11 de Maio sob o lema “Cultura, língua, economia, ciência e inovação para o desenvolvimento”.

Temas  como  “A origem do topónimo Angola”, “História e Geografia da Língua Portuguesa”, “Variantes da Língua Portuguesa, entre outros que serão ministrados pelas plataformas digitais (via zoom ID 82764724378; senha 038923).

O português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor-Leste, além da Região Administrativa Especial de Macau (China), sendo o idioma mais utilizado do hemisfério sul.