MINISTRO TETE

O ministro das Relações Exteriores, Téte Antonio, reafirmou este domingo, em Luanda, a aposta dAngola nos mecanismos de diálogo como a melhor via para o alcançe da paz e da esabilidade ao nível mundial.

Num discurso, por vídeoconferência, na Reunião Ministerial de Preparação da TICAD-8, que decorre de 26 a 27 deste mês, em Tokyo, Japão, o Ministro afirmou que a Angola, através da Bienal de Luanda, firmou seu compromisso em contribuir para a promoção de uma cultura de paz no continente africano, e manifesta a sua disponibilidade em ajudar a alcançar os objectivos traçados pelos líderes do continente.

De acordo com o chefe da diplomacia angolana, para a edificação da paz e estabilidade sustentável em África, os líderes do continente precisam de atender a vários factores, dentre os quais se ressalta o respeito pela Constituição de cada Estado, a consolidação da democracia, o combate contra a corrupção, o nepotismo e outros males que afectam negativamente o crescimento económico dos países.

Nesta senda, está também a boa governação para o estabelecimento do bem-estar social da população.

Téte António aproveitou a ocasião para agradecer ao Governo do Japão pelo apoio que tem prestado ao continente africano através da iniciativa COVAX e enalteceu os esforços conjuntos da União Africana e deste país que, por meio desta plataforma de diálogo aberto e inclusivo, tem contribuído para o desenvolvimento sócio-económico do continente berço.

A  reunião ministerial da TICAD-8, realizar-se-a de 27 a 28 de Agosto próximo em Túnis, na Tunísia.

No dia 16 de Julho de 2020, o Governo do Japão anunciou que a Tunísia iria albergar a 8ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), a realizar-se este ano.

O governo da Tunísia e os co-organizadores da TICAD  -  UNOSAA, PNUD, Comissão da União Africana, Banco Mundial e autoridades do Japão - expressaram o seu compromisso com o processo TICAD para a construção de um futuro próspero e pacífico para o continente africano.

Esta será a segunda reunião de Alto Nível de Cúpula da TICAD a realizar-se em África, desde que o Quénia sediou a edição-6, em Nairóbi, em Agosto de 2016.

África é o continente com potenciais ilimitados de desenvolvimento económico, social e humano, passando por uma transformação significativa em consonância com a Agenda de desenvolvimento 2063 da União Africana e a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Ao mesmo tempo, África, como todos os outros continentes do globo, enfrenta actualmente uma grave crise de segurança humana devido à Covid-19 que ameaça todo o espectro da vida das pessoas, sua sobrevivência, sustento e dignidade.

Com a sua história de mais de um quarto de século, a TICAD está a ganhar ainda mais importância como uma conferência multilateral inclusiva para abordar questões de desenvolvimento em África, inclusive na área de saúde e desenvolvimento do sector privado.

À luz dos resultados da TICAD -7, realizada em Yokohama, em Agosto de 2019, os co-organizadores da TICAD continuarão a apoiar totalmente o desenvolvimento liderado pela África para a TICAD-8, em estreita colaboração com o país anfitrião, a Tunísia.