bandeira_1571096825625dd2383cde7

A Cônsul Geral da República de Angola em Nova Iorque, Estados Unidos da América, Sra Augusta Mangueira Bessa, hasteou, no sábado (16), em Brockton, Massachusetts, a bandeira da República de Angola, por ocasião do dia 14 de Abril, consagrado ao estado angolano.

A cerimónia oficial foi testemunhada pelo Prefeito de Brockton Sr. Robert F. Sulivan, pelo presidente da Associação Balumuka Sr. Delano Kiam, pela estrela angolana na NBA, Bruno Fernando, membros do Governo local bem como da comunidade angolana radicada em Massachusetts.

A Consul-Geral da República de Angola, Sra Augusta Mangueira Bessa, referiu que o Hastear da Bandeira não só representa a independência de Angola, como também, a sua libertação do jugo colonial, a comunhão entre irmãos e sobretudo da reconciliação Nacional.

Por sua vez o Prefeito de Brockton, Sr. Robert F. Sulivan, enfatizou a importância da comunidade angolana, no engrandecimento e fortalecimento da idiossincrasia de Brockton, através dos mais diversos grupos sociais e comunitários presentes naquela cidade.

O atleta Bruno Fernando agradeceu o convite e referiu que a unidade é a chave do sucesso de uma nação, aproveitou a ocasião para agradecer aos presentes pelo apoio incondicional que tem merecido dos seus compatriotas.

A Bandeira foi içada pela Sra Cônsul Geral, Augusta Mangueira Bessa, pelo basquetebolista Bruno Fernando e pelo Pastor Nice Moalis.

De seguida, houve a actividade recreativa, com a demonstração da cultura angolana, exposição de peças de artesanato, música angolana e pratos típicos.

Após a Independência, proclamada no dia 11/11/1975, a República de Angola viveu longos anos de guerra, a paz, foi finalmente alcançada aos 04 de Abril de 2002, há exactos vinte anos. As duas maiores conquistas alcançadas pelos angolanos foram a Independência Nacional e a Paz e Reconciliação Nacional, pois, são dois importantes marcos da história de Angola.

Referiu ainda que o Consulado Geral da República de Angola, está pronto a prestar a devida assistência à toda Comunidade Angolana, bem como, servir os cidadãos norte americanos e não só, que precisarem dos serviços do Posto Consular.

 

Conso_geral_NY