PHOTO-2024-04-15-23-40-41 2

Os Embaixadores da SADC nos Estados Unidos reuniram hoje, dia 15, em Washington, D.C., com o Secretário Executivo da SADC, Elias Magosi, o objetivo principal do encontro foi actualizar e discutir questões fundamentais relacionadas à SADC, com foco especial no Fórum de Diálogo SADC-EUA.

Durante a reunião, enfatizou-se a importância da colaboração estratégica entre os Embaixadores e as instituições americanas, visando o desenvolvimento da região da SADC. O Secretário Executivo também destacou a necessidade de disseminar documentos e relatórios do Conselho da SADC para alinhar metodologias e estratégias entre todos os envolvidos.

Os Embaixadores apresentaram um resumo das actividades realizadas junto às autoridades e instituições norte-americanas, especialmente em temas de interesse comum para a região e os países membros. Discutiram ainda o envolvimento na promoção e atração de investimentos para a região, com destaque para o corredor do Lobito.

Por fim, o grupo de Embaixadores reiterou a importância de receber informações e orientações do Secretariado Executivo da SADC para melhorar sua atuação.

Actualmente, a República de Angola detém a presidência rotativa da SADC, sendo Sua Excelência, João Manuel Gonçalves Lourenço o Presidente do Grupo da SADC. Em Washington, D.C., o grupo é liderado pelo Embaixador Agostinho Van-Dunem, Embaixador de Angola na qualidade de Chairperson.

PHOTO-2024-04-15-23-40-41 3