Dois novos acordos reforçam cooperação Angola-Egipto
As Repúblicas de Angola e Árabe do Egipto assinaram, nesta quarta-feira, em Luanda, dois memorandos de entendimento, no quadro do reforço das relações bilaterais entre os dois países, existentes desde 1976.
Os dois países acordaram cooperar em matéria de Segurança e Ordem Pública, tendo o instrumento jurídico sido assinado pelos ministros do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry.
Na cerimónia, presenciada pelo Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, também foi rubricado o Memorando de Entendimento relativo à Assistência Técnica sobre Águas Subterrâneas.
O referido memorando foi rubricado pelos ministros da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, e das Relações Exteriores do Egipto, Sameh Shoukry.
Cooperação Angola-Egipto
Angola e o Egipto formalizaram a 26 de Março de 1987 a assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
De acordo com informações obtidas pela ANGOP, existe grande interesse dos dois países em incrementar a cooperação em domínios como Economia, Comércio e Indústria, Educação, Ensino Superior e Formação Técnico-profissional, Energia e Águas, Banca e Finanças, Agricultura e Pescas.
Angola e Egipto estão engajados, também, na preparação da primeira sessão da Comissão Bilateral, que deverá avaliar a cooperação e estabelecer o processo de implementação dos instrumentos jurídicos em vigor.
A reunião da Comissão Bilateral permitirá identificar novas áreas de cooperação, tendo em conta as potencialidades de Angola e do Egipto.
As empresas egípcias foram das primeiras que prestaram "um importante apoio" ao Programa do Executivo angolano de combate à Covid-19, tendo fornecido diversos equipamentos de biossegurança, consumíveis hospitalares e um valor de duzentos (200) milhões de kwanzas.
O Egipto está localizado na região norte do continente africano, faz fronteira com o Sudão ao Sul, a Líbia ao Oeste, o mar Mediterrâneo ao Norte e o Mar Vermelho ao Leste.
O Canal de Suez, construído em 1869, liga o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho através de uma via navegável ao nível do mar com uma população de 100.9 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 1.001.450 quilómetros quadrados.