WhatsApp Image 2024-03-22 at 11.04.20 AM

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem, reuniu nesta quinta-feira, 21, no Capitólio, com o congressista dos EUA, John James (R-MI), Presidente da Subcomissão de Assuntos Exteriores da Câmara sobre a África.

Durante o encontro, foram discutidos diversos temas de importância estratégica, incluindo a dedicação do Presidente João Lourenço aos processos de paz em África, a Segurança Alimentar e as perspectivas de instalação de novas refinarias de petróleo em Angola.

O Congressista John James demonstrou um profundo conhecimento sobre a situação em Angola, especialmente nas áreas de defesa e segurança, e expressou apoio ao reforço da cooperação entre os dois países. Angola e os Estados Unidos da América já possuem acordos nesta esfera, o congressista salientou a importância de fortalecer esses laços.

Em particular, o Congressista John James destacou o investimento no Corredor Económico do Lobito como um instrumento crucial na cooperação bilateral, que pode impulsionar significativamente o sector agrícola em Angola. O Comité de Assuntos Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA tem um forte interesse em compreender melhor o país e suas perspectivas em relação aos principais dossiers internacionais e regionais, reconhecendo a influência que Angola pode exercer nessas áreas em benefício dos interesses comuns.

A reunião entre o Embaixador Agostinho Van-Dúnem e o Congressista John James representa um passo importante no fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos, especialmente no que diz respeito a questões de segurança, cooperação económica e diplomacia regional.