ENERGIA_SOLAR

O Conselho de Administração do Banco de Exportações e Importações dos Estados Unidos da América (EXIM) anunciou, quinta-feira (01), em Washington, D.C. a aprovação de um empréstimo de mais de USD 900 milhões para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica em Angola.

Este empréstimo, de acordo com a publicação no site da EXIM BANK, é a maior transação de energia renovável do Banco feita,  até ao momento,  no quadro do apoio a parceria da administração Biden para infraestrutura e investimento globais (PGII).

O projecto/empréstimo foi inicialmente anunciado durante a Cúpula do G7 de 2022.

O  conhecido por Export-Import Bank of the United States (EXIM) é a agência oficial de crédito à exportação do país, com a missão de apoiar empregos americanos, facilitando as exportações dos EUA.

O empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares ao Ministério da Energia e Águas da República de Angola vai servir para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica usinas elétricas do país.

O projeto gerará mais de 500 megawatts de energia renovável, fornecerá acesso a recursos de energia limpa em Angola, além de ajudar o país a cumprir com os seus compromissos climáticos.

Ainda de acordo com a publicação digulgada no site, o projecto vai apoiar as exportações de sistemas de montagem de painéis solares, conectores, interruptores, sensores e outros equipamentos dos EUA.

Com esta iniciativa estima-se que a transação gere 1.600 empregos.

" É com orgulho que participamos neste importante projecto, que vai aumentar o acesso à eletricidade nas comunidades angolanas utilizando tecnologia de energia limpa”, afirmou o presidente e Chair da EXIM, Reta Jo Lewis.

Segundo o responsável, a transação não apenas se alinha com a iniciativa PGII do presidente Biden, mas também avança os esforços do EXIM para promover as exportações de energia limpa, fortalecer o relacionamento comercial EUA-África e apoiar os exportadores dos EUA e os trabalhadores americanos que enfrentam a concorrência estrangeira.

” O projeto - inicialmente anunciado durante a Cúpula do G7 de 2022 pelo Governo de Angola, a empresa norte-americana AfricaGlobal Schaffer e o desenvolvedor de projetos norte-americano Sun Africa - avança a principal Parceria do Presidente Biden para Infraestrutura e Investimento Global (PGII), que visa o avanço digital e infraestrutura de energia em todo o mundo", sublinha o presidente do EXIM.

A transação também se enquadra no Programa China e Transformacional de Exportações (CTEP) do EXIM, um programa exigido pelo Congresso para apoiar os exportadores dos EUA que enfrentam a concorrência estrangeira da China.

O EXIM oferece financiamento, incluindo seguro de crédito à exportação, garantias de capital de giro, garantias de empréstimos e empréstimos diretos.

Na qualidade de agência federal independente, do EXIM contribui para o crescimento econômico dos EUA, apoiando dezenas de milhares de empregos em empresas exportadoras e suas cadeias de suprimentos nos Estados Unidos.

Desde 1992, o EXIM gerou mais de USD 9 biliões para o Tesouro dos EUA para o pagamento da dívida geral dos EUA.