d65acd7f-4057-43c2-86a4-6067d2c4855c

O Presidente da República, João Lourenço, valorizou, nesta terça-feira, em Luanda, o nível de cooperação económica alcançado entre Angola e a Áustria, com realce para os investimentos austríacos feitos no país, nos sectores da energia e saúde.

Falando em conferência de imprensa conjunta, no quadro da visita de 48 horas a Angola do Chanceler da Áustria, Karl Nehammer, o estadista angolano referiu-se às três turbinas fornecidas por uma empresa austríaca que produzem, actualmente, 2 mil Megawatts de energia na Central Hidroeléctrica da barragem de Laúca, na província de Malanje.

No destaque da cooperação, João Lourenço referiu-se também às duas novas unidades hospitalares de referência, em construção nos municípios de Viana e Cacuaco, em Luanda, obras que deverão terminar este ano, a cargo de um consórcio austríaco.

Na esteira da cooperação bilateral, o Chefe de Estado angolano defende uma parceria conjunta com a Áustria, onde os dois países e os empresários saem todos a ganhar.

O Executivo angolano, fez saber o Presidente da República, conta com o investimento privado da Áustria em todos os domínios da economia nacional e tudo tem feito no sentido de melhorar a cada dia o ambiente de negócios.

Disse que na conversa privada mantida com o Chanceler  falou do interesse do Executivo angolano ver o envolvimento do Governo austríaco no financiamento de um projecto de combate à seca no Sul de Angola, que visa salvar vidas humanas.

Neste particular, explicou que relativamente ao programa para o combate à seca, o Chanceler Karl Nehammer mostrou-se interessado em trabalhar com o sector bancário do seu país para financiarem parte do programa.

Cooperação 

As repúblicas de Angola e da Áustria estabeleceram relações político-diplomáticas e de cooperação a 14 de Outubro de 1981.

As relações entre os dois Estados, embora tímidas, apresentam potencial para crescimento em áreas nas quais a Áustria detém o know-how e que são de interesse para a economia angolana, tais como saúde, indústria petrolífera e alimentar, protecção ambiental, energias renováveis, tecnologias, formação profissional, cultura e turismo.

O quadro da cooperação económica entre Angola e a Áustria é caracterizado pela disponibilidade de créditos bonificados do Governo austríaco, que variam entre os três (3) a sete (7) milhões de euros, dependendo do projecto apresentado pelo país, destinado a financiar projectos sociais em Países Menos Avançados (PMA), no sector da saúde, protecção civil, linhas-férreas, tratamento de lixo, gestão de águas residuais e abastecimento de água potável.

Destacam-se, nas trocas comerciais, a importação de equipamentos para a barragem hidroeléctrica de Laúca, fornecidas pela empresa austríaca Andritz Hydro, que colabora com Angola desde 1953, por meio da qual a importação de equipamentos, entre 2013 e 2016, atingiu cerca de 200 milhões de euros.

Conflito Rússia-Ucrânia 

Quanto à situação motivada pela guerra entre a Rússia e Ucrânia, o Presidente João Lourenço informou que os dois países condenam a invasão russa àquele país europeu e defendem um cessar-fogo imediato e consequentemente o diálogo entre as partes, com vista uma paz duradoura.

De acordo com João Lourenço, a paz naquela região vai beneficiar o desenvolvimento dos dois países vizinho e também de todo continente europeu.

“Tudo deve ser feito no sentido de se evitar uma guerra generalizada, o que, a acontecer, seria uma desgraça para humanidade", afirmou. AFL/SC/ADR

1e4a4821-f347-4985-8e26-6630023ee776