9dcd1b95-722a-4cad-9418-4e231adb19d7

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, é o vencedor deste ano do Prémio José Aparecido de Oliveira, que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribui.

O líder angolano foi distinguido pelo “contributo ímpar para a projecção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre Mobilidade entre os Estados-membros, e a criação do novo objectivo geral da organização – de cooperação económica”, anunciou a organização do Prémio.

A Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa precisou em comunicado que a distinção foi decidida por aclamação pelo Júri constituído pelos representantes permanentes dos nove Estados-membros da Organização junto da CPLP, reunidos na última segunda-feira, dia 15 de Maio.

O Júri reconheceu também o contributo do Presidente João Lourenço para “a integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos estatutos da organização” e enalteceu também “o percurso profissional na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais no continente africano”.

O prémio vai ser entregue ao Chefe de Estado angolano em cerimónia pública e solene a realizar à margem da Décima Quarta Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para decorrer a 27 de Agosto de 2023 em São Tomé e Príncipe, segundo anunciou a CPLP em comunicado.

Instituído em 2011, e de cariz bienal, o Prémio José Aparecido de Oliveira contempla a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, para reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objectivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.