Embaixador angolano nas celebrações da Diáspora Africana em Virgínia
Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo, Embaixador de Angola nos EUA participou como convidado palestrante no seminário realizado alusivo às celebrações do mês da Diáspora Africana em Virgínia.
O evento organizado pela Aliança Cultural Africana Tidewater em parceria com a Old Dominion University, realizou-se a 10 de Setembro em Norfolk, Virgínia, no edifício de Artes &Letras da Universidade Old Dominion University.
O Seminário teve como objetivo comemorar e enaltecer o património cultural africano tendo em conta o contributo dos antepassados e da diáspora africana. Doravante, a comemoração terá lugar anualmente em Setembro, o mês que representa a Diáspora africana em Virgínia.
S.E. Embaixador foi introduzido pelo Mayor de Norkfolk, que salientou o seu percurso académico e profissional e destacou a contribuição ancestral de Angola para a comunidade afro-americana.
Por sua vez, o embaixador referiu que o legado histórico e cultural irá encorajar e ajudar a aprofundar o conhecimento e a importância da história colectiva e as suas dimensões.
Na sequência, o embaixador salientou a relevância da identificação da identidade pessoal de cada ser humano para a sua inserção e participação determinada no mundo colectivo, respeitando as diferenças de cada um.
Tendo realçado o facto de século 21 ter sido declarado o século africano, S.E. embaixador destacou a importância de se mobilizar todas as pessoas do continente africano e da Diáspora para travar uma batalha titânica de ideias, lutar contra a pobreza e o subdesenvolvimento, uma batalha pela emancipação das mulheres e pelo empoderamento da juventude.
Finalizou dizendo que é necessário reviver e fortalecer o espírito do Pan-africanismo e o fortalecimento e perfil da diáspora africana onde quer que ela esteja.