add77648-7176-4c7a-93f2-5a3476acc982

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América, Joaquim do Espírito Santo, prestigiou esta quinta-feira, 13 de Outubro de 2022, em Washington DC, a distinção da ministra das Finanças da República de Angola, Vera Daves de Sousa, com o Prémio EUROKNOWLEDGE LEADERSHIP, pela FIN Banking.

Na ocasião o embaixador, em nome do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e do povo angolano agradeceu a homenagem feita a senhora ministra, Vera Daves de Sousa, que considerou ser um quadro excepcional que Angola tem.

Os trabalhos desta noite são uma oportunidade para destacarmos algo que é extremamente importante para o nosso futuro – os passos importantes que o nosso país deu para abrir as portas ao investimento internacional em Angola, a nova Angola, disse o embaixador Espírito Santo na sua intervenção.

Disse ainda que Angola deu passos importantes sob a liderança do Presidente João Lourenço para transformar e diversificar a economia para aumentar o investimento global. Melhorámos drasticamente o rácio da dívida em relação ao PIB de Angola. Aumentamos as reservas internacionais pela primeira vez em seis anos. As principais agências internacionais de classificação de risco elevaram nossas classificações de crédito. Nossa dívida externa foi massivamente reduzida, o que faz aumentar o interesse da comunidade internacional no investimento em Angola.

Sobre o Fórum o Embaixador Espírito Santo desejou um diálogo robusto e produtivo sobre oportunidades compartilhadas e investimentos futuros em mercados emergentes.

A distinção merecida a ministra das finanças da República de Angola Vera Daves de Sousa, é um reconhecimento da influência e impacto no sector financeiro e pelo papel da liderança, ocorreu a margem do Fórum FIN Banking sobre Mercados Emergentes.

A ministra das Finanças foi também Oradora e Convidada de honra do Fórum FIN Banking, realizado à margem das reuniões anuais.

Participaram neste Fórum o BM, FMI, Banco de Desenvolvimento Inter-Americano, BAfD, Ministros das Finanças, Governadores de Bancos Centrais e representantes de Instituições Financeiras.

O encontro serviu para a discussão de diversos assuntos, destacando-se tópicos como inflação global, desequilíbrios externos, reconciliações da balança de pagamentos e comerciais, inclusão financeira, capitalizações e crédito de projectos off-shore.

A FIN - Foreign Investment Network Limited representa uma pool de mais de 5 mil investidores, No ano passado, eles realizaram um evento em Dubai no Burg Ala aram que arrecadou 2 bilhões de dólares para o Continente africano.

CE768BA7-F134-4073-A0BA-AB6E9EC7FF92