d831c0f9-9964-45f3-ace8-951aab3a80f4

O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, considerou Angola "protagonista da paz e da estabilidade no continente africano".

O Chefe de Estado italiano falava à imprensa, esta quarta-feira, em Roma, no final do encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, tendo sublinhado que existe uma vontade comum de colaborar contra as guerras, no quadro da ONU.

“Sabemos o quanto é protagonista de algumas iniciativas de paz", referiu o Presidente Sergio Mattarella, que disse ter pedido ao homólogo João Lourenço algumas avaliações sobre as tensões nas zonas dos Grandes Lagos e no Sudão.

Interessou-me muito, prosseguiu o Presidente da Itália, "ouvir as suas indicações. Falou também da necessidade de uma colaboração crescente entre Angola e a União Europeia”.

Na ocasião, o Estadista italiano disse que no encontro em privado também esteve em  análise o empenho da Itália em fazer pressão dentro da União para que a colaboração com Angola cresça.

Ladeado do homólogo de Angola, o Presidente Sergio Mattarella salientou que os dois Estados são contrários às guerras no mundo e, em particular, ao "causado pela Rússia na Ucrânia".

Apelou à colaboração internacional, ao respeito por todos os Estados, à sua independência, soberania e à crescente colaboração sob a bandeira do multilateralismo.

O Presidente angolano, João Lourenço, chegou ao fim da tarde de terça-feira à Roma, capital da Itália, para uma visita de Estado de dois dias.

O Chefe de Estado angolano está na Itália a convite do Presidente Sergio Mattarella, que esteve em Angola em visita oficial, em Fevereiro de 2019. AL/SC/ADR

7d825b78-fa97-45b9-9f53-f7b379284c0d