8cd33f01-4e69-496b-9292-1a895267b40d

Os governos de Angola e  dos Estados Unidos da América admitem que apesar dos resultados positivos alcançados no âmbito da cooperação estratégica em determinados sectores, a cooperação entre os dois países ainda não atingiu o grau de excelência desejado.

Esta constatação foi feita nesta tarde de quinta-feira, em Washington, durante um encontro de trabalho entre Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, e o seu homólogo americano, Sua Excelência Antony J. Blinken.

De acordo com as duas entidades, o grau de cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América precisa de ser elevado ao mais alto nível, através de adoção de uma agenda que permite a realização de consultas políticas regulares e atracção de mais empresas e tecnologia americana para o mercado angolano.

No encontro em que estiveram presentes, entre outros, o Embaixador Felisberto dos Prazeres Martins, Director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores e Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos, foi aflorado o desejo do Governo angolano em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entre os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos.

A ocasião foi aproveitada para os Chefes das Diplomacias dos dois países falarem dos compromissos assumidos nos diferentes domínios, com particular destaque para as mudanças climáticas e energias renováveis, projecto em curso em Angola, e o plano de desminagem, especialmente na bacia do Okavango, gestão e protecção da biodiversidade e promoção do ecoturismo.

Angola regozija-se pelo recente investimento americano na área das telecomunicações e encoraja os operadores económicos a olharem cada vez mais o país como um mercado diversificado e com fortes potencialidades nos mais variados domínios.

Sua Excelência o Ministro Téte António, aproveitou igualmente o momento para, em nome do Chefe do Executivo angolano, expressar as mais profundas condolências pelo passamento físico de 19 crianças, dois adultos e múltiplos feridos, fruto de um massacre numa das escolas de ensino fundamental de Texas.

88bfa5d4-20ff-45c8-868c-7da06ce744a0