0678a311-7681-44b8-96f2-b93c0cd1f0d3

O Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem, encontrou-se hoje, quinta-feira (20), em Washington, D.C., com o seu homólogo moçambicano acreditado nos Estados Unidos da América (EUA), Alfredo Fabião Nuvunga.

Na reunião os representantes de Angola e Moçambique nos EUA passaram em revista as relações bilaterais entre os dois países, em particular sobre a evolução da situação em cabo delgado, tendo o Angola reiterado a solidariedade e apoio ao povo e governos moçambicanos.

Os diplomatas passaram, igualmente, em revista, a situação dos conflitos regionais que ecoam por diferentes países africanos.

De igual modo, abordaram matérias relacionadas com o trabalho no plano multilateral, nomeadamente, ao nível dos grupos PALOP, CPLP, SADC e UA onde continuaram a promover posições comuns. Propôs ao embaixador moçambicano a criação de uma frente comum, em Washington, D.C., que defenda os interesses dos dois países, em áreas de interesse comum nos EUA.

As duas entidades comprometeram-se em apoiar-se mutuamente no exercício das suas funções como representantes dos seus respectivos países nos EUA.

As relações entre Angola e Moçambique datam de 5 de Setembro de 1978, quando os dois presidentes António Agostinho Neto, de Angola, e Samora Machel, de Moçambique, assinaram os primeiros Acordos de Cooperação Geral.