ggggggggg.656x0-is-pid182061

O Governo de Angola e a Internacional Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, assinaram, esta quinta-feira, um acordo de parceria para a introdução do seguro agrícola e proteger os agricultores de danos causados pelas condições meteorológicas e outros choques.

Com carácter de assistência técnica, o instrumento jurídico foi rubricado pela ministra das Finanças, Vera Daves, e pelo vice-presidente da IFC, Sérgio Pimenta, que está em Angola para uma visita de dois dias.

A assinatura do acordo ocorre numa altura em o país não dispõe de produtos de seguros especificamente concebidos para proteger os pequenos agricultores.

O projecto basear-se na experiência do Global Index Insurance Facility (GIIF), através do qual o IFC tem apoiado o crescimento do mercado de seguros agrícola/climático em países como Camarões, Costa do Marfim, Moçambique, Nigéria, Madagáscar, Zimbabwe, Senegal, Zâmbia, entre outros.

No caso de Angola, o IFC irá trabalhar com a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) para ajudar as companhias de seguros angolanas a desenvolverem, no mercado, produtos de seguros  que possam ir de encontro às necessidades especificas das diferentes categorias de agricultores angolanos.

Esta cooperação vai levar a que os técnicos do IFC façam visitas de campo e transmitam a experiência de como implementaram o seguro agrícola em vários países africanos nas regiões já referidas, como exemplo de sucesso.

Os campos agrícolas, por vezes, são vulneráveis às mudanças das condições climáticas e a eventos climáticos catastróficos que causam perdas avultadas da produção.

Através de dados por satélite e de um inquérito, o IFC, no quadro deste acordo, apoiará a ARSEG a identificar os principais riscos que os agricultores enfrentam e a avaliar a demanda por seguros agrícolas.

Estes, prevêem, de igual modo, materializar um programa de educação financeira e sensibilização para ajudar os agricultores a compreenderem melhor os benefícios dos seguros agrícolas e como estes podem proteger a sua subsistência.

Ainda no quadro deste protocolo, o IFC também facilitará o intercâmbio de conhecimentos para ajudar os prestadores de seguros angolanos a aprenderem as melhores práticas dos mercados de agro-seguros mais desenvolvidos.

Em Angola, a agricultura é um contribuinte significativo para a economia, representando 10 por cento do PIB, um valor considerado ainda baixo caso se tenha em conta as terras aráveis e as condições climáticas.

ddddddddd