5488b4a9-e2da-48cf-95ef-2b51b073b07a

A cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA), em particular os projectos financiados pelo Eximbank, esteve em análise esta segunda-feira, durante uma audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu à presidente desta instituição, Reta Jo Lewis.

À saída do encontro, a presidente do Banco de Exportação e Importação (Eximbank) dos EUA afirmou que a audiência serviu também para falar sobre o reforço e aprofundamento das relações económicas entre os dois países, no quadro de vantagens recíprocas.

“Estamos envolvidos em Angola desde 1942”, lembrou a presidente do Eximbank, instituição que em Junho último concedeu a Angola um financiamento no valor de 900 milhões de dólares, para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica no país.

O referido financiamento foi considerado a maior transacção feita pelo banco, até ao momento, no campo de energia renovável, no quadro do apoio da administração Joe Biden para infra-estruturas e investimentos globais.

No cargo desde Fevereiro de 2022, Reta Jo Lewis considerou esse aspecto uma demonstração da solidez da cooperação e dos laços existentes entre os dois países.

No início do ano em curso (2023), o Ministério angolano das Finanças e o Eximbank dos EUA celebraram um contrato de financiamento de dois mil milhões de dólares, para a produção de energias renováveis em Angola.

Em 2014, o Eximbank assinou um memorando de entendimento com o Governo angolano para financiar o comércio e infra-estruturas, usando as ferramentas de financiamento do referido banco.

O memorando identifica vários sectores económicos, incluindo energia, infra-estruturas, caminhos-de-ferro, estradas,  mineiro, telecomunicações, agricultura, equipamento para construção e para o ambiente, bem como projectos de água e saneamento.

Desde a assinatura do memorando, o Eximbank providenciou o apoio financeiro a Angola para a aquisição de aeronaves Boeing, pela TAAG, a companhia nacional de bandeira, e de dois camiões de bombeiros, fabricados pela empresa dos EUA, Oshkosh, destinados à Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA).

Por via do Eximbank, o Governo norte-americano trabalha globalmente com compradores do sector público e privado para facilitar a aquisição de equipamento e tecnologia dos Estados Unidos.

O Eximbank é a agência de créditos oficial do Governo Federal dos Estados Unidos da América.

Foi estabelecido pelo congresso a 2 de Fevereiro de 1934 com o intuito de financiar e garantir compras de mercadorias para clientes incapazes ou não desejosos de aceitar os riscos do crédito numa época em que os investimentos privados se retraíram.

4e96b1e1-e143-4af9-8655-56d17a59c3d9