img_5882

Angola elegeu a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, a boa governação e a transparência como "bandeira" do mandato de três anos à frente da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).

Segundo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, Angola vai priorizar, igualmente, durante o mandato, a valorização da produção interna de cada país-membro, com a parceria de instituições internacionais.

O Presidente João Lourenço falava, esta sexta-feira, na abertura da 10ª da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que decorre na capital angolana.

Também no quadro da parceria com instituições internacionais, considerou fundamental que os Estados-Membros priorizem as que permitem o acesso simplificado dos seus produtos a mercados mais abrangentes e com tarifas preferenciais.

"Penso que poderemos marchar em direcção a um destino comum num quadro em que os três continentes e os três oceanos se unam para construir uma OEACP resiliente e sustentável", declarou o Presidente da República.

Na ocasião, João Lourenço defendeu mais trabalho entre os Estados-Membros, tendo em vista intensificar a cooperação económica e a criação de mecanismos facilitadores do comércio entre si.

Destacou que no quadro do combate à pobreza, os membros da organização não podem deixar de investir em programas que garantam a segurança alimentar e a resiliência dos respectivos sistemas alimentares.

Recursos financeiros

Na reunião de Luanda, o Presidente João Lourenço sugeriu a mobilização de recursos financeiros, meios técnicos e capacidade científica, para implementar projectos que visam a mitigação das consequências das alterações climáticas, sobretudo nos países insulares.

Lembrou que a OEACP tem recebido apoio dos seus parceiros internacionais, bem como remessas monetárias dos cidadãos na diáspora.

Conflito na Ucrânia

Durante a sua intervenção, o Estadista angolano disse que a guerra na Ucrânia, que deflagrou há pelo menos dez meses, tem proporções preocupantes e sérias consequências.

Disse tratar-se de consequências no plano material e humano e que encerra o risco de assumir dimensões a uma escala global.

A Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico é uma organização internacional, resultante da evolução do Grupo ACP, que congrega 79 Estados-Membros oriundos de três continentes.

"Três Continentes, Três Oceanos, um Destino Comum: Construir uma Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico Resiliente e Sustentável" é o lema deste encontro, em que Angola assume a presidência da organização por um período de três anos.