WhatsApp Image 2022-10-17 at 10.11.21

O Presidente da República, João Lourenço, inicia esta segunda-feira, em Washington, D.C. a sua jornada de trabalho de quatro dias, cujo ponto alto será a participação na Cimeira EUA-África, convocada pelo homólogo norte-americano, Joe Biden.

O Chefe de Estado angolano, que se encontra na capital norte-americana desde sábado à noite, tem previsto para hoje um encontro com a administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power.

Até ao momento, desconhece-se o tema central da agenda do encontro entre João Lourenço e a responsável desta agência, a principal responsável dos Estados Unidos da América pela administração da ajuda estrangeira civil e assistência ao desenvolvimento.

Com um orçamento de mais de USD 27 biliões, a USAID é uma das maiores agências de ajuda oficial do mundo, e responde por mais da metade de toda a ajuda externa dos EUA.

Trata-se de uma organização que conduz a política externa deste país, através da promoção do progresso humano em larga escala e da expansão de sociedades livres e estáveis.

A USAID é a principal agência dos Estados Unidos para estender assistência a países que se recuperam de desastres, tentam escapar da pobreza e estão engajados em reformas democráticas.

Entretanto, a agenda do Chefe de Estado angolano reserva, igualmente, a participação num Fórum de Negócios, na quarta-feira (14), em que deverá intervir num dos painéis.

De acordo com o programa do evento, o mesmo deverá contar, além do Chefe de Estado angolano, com a participação do Presidente do Senegal e actual presidente da União Africana, Macky Sall.

Na mesma sessão, devem intervir o presidente e PCA do Corporate Council on Africa, Florizelle Liser, o presidente e PCA da Câmara de Comércio dos EUA, Suzanne Clark, e a Secretária do Comércio, Gina Raimundo.

Espera-se, igualmente, pela intervenção dos Presidentes do Quénia, de Marrocos, da Argélia, do Burundi, da Côte d’Ivoire, da Namíbia e do Togo, assim como do Presidente anfitrião, Joe Biden, que pronunciará o discurso de encerramento do Fórum de Negócios.

Constam dos temas a abordar neste evento, entre outros, “Traçando o Percurso: o Futuro das Relações Comerciais e de Investimento entre os EUA e África”, “Construindo um Futuro Sustentável: Parcerias para Financiar Infraestruturas Africanas e a Transição Energética”.

De igual modo, o Fórum de Negócios vai abordar sobre os temas “Expandir o Agronegócio: Parcerias para Reforçar a Segurança Alimentar e a Cadeia de Valores”, e “Avançar a Conectividade Digital: Parcerias para Permitir um Crescimento através da Tecnologia”.

Ainda para quarta-feira, está prevista a participação do Chefe de Estado  angolano num jantar oficial, a ser oferecido pelo Presidente dos EUA a todos os homólogos africanos convidados.

Na quinta-feira, o Presidente angolano toma parte da Cimeira EUA-África, que vai reunir perto de 50 líderes africanos convidados pelo estadista norte-americano, Joe Biden.

A sua agenda prevê outras audiências com figuras da administração americana, entre as quais o secretário de Estado, Antony Blinken.

A Cimeira de Líderes EUA-África decorrerá de 13 a 15 deste mês.