PHOTO-2022-12-13-13-44-19 2

Angola e os Estados Unidos da América avaliaram terça-feira, em Washington, D.C. o estado das relações bilaterais, durante um encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e o Secretário de Estado deste país, Antony Blinken.

O encontro ocorreu à margem da Cimeira de Líderes EUA-África, que acontece na capital dos Estados Unidos da América, até quinta-feira, com a participação de mais de 49 estadistas africanos e homens de negócios, convidados pelo Presidente norte-americano, Joe Biden.

O mesmo enquadrou-se na agenda do Chefe de Estado angolano, virada para o reforço da diplomacia económica, que tem resultado, desde segunda-feira, em encontro de concertação com entidades de várias multinacionais e organizações renomadas dos EUA.

O tema central da conversa entre João Lourenço e Antony Blinken, que se fez acompanhar do Secretário de Defesa, Lloyd Austin, não foi revelado aos jornalistas.

Entretanto, uma nota da organização da Cimeira EUA-África, disponibilizada à imprensa, informa que os representantes americanos reiteraram no encontro "a importância que os Estados Unidos atribuem ao seu relacionamento com Angola".

Conforme a nota, "expressaram apreço pelo papel de Angola como líder regional, incluindo os esforços do Presidente Lourenço para trazer a paz ao leste da República Democrática do Congo", e observaram as "fortes e crescentes parcerias econômicas e de segurança".

Durante o encontro, acrescenta-se, as partes também discutiram sobre as prioridades compartilhadas para a Cúpula de Líderes EUA-África, que marca uma viragem de página nas relações económicas e comerciais entre os Estados Unidos da América e África.

Ainda na terça-feira, também à margem da Cimeira de Cúpula, o Presidente angolano manteve encontro com o presidente do Banco Mundial, David Malpass. Desconhece-se o teor dos assuntos abordados.

Na última segunda-feira, João Lourenço recebeu a administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, com a qual dialogou sobre as novas perspectivas para o aumento da cooperação.

De igual modo, participou de uma Mesa Redonda com empresários americanos, aos quais convidou para continuarem a investir em Angola, fundamentalmente nos sectores da agricultura e energia solar.

PHOTO-2022-12-13-13-44-19 4