PHOTO-2023-11-18-14-12-01

Sua excelência Cônsul-geral da República de Angola em Toronto, Canadá, Mateus Barros José, rendeu homenagem a todos os heróis que tombaram pela independência da República de Angola.

O Cônsul-geral falava durante o acto de hasteamento da Bandeira da República de Angola, por ocasião do 48° aniversário da Independência Nacional, assinalado a 11 de Novembro de 2023.

De acordo com o Cônsul, “ao longo do período difícil de luta de libertação, muitos povos e nações no mundo, nomeadamente do continente africano, solidarizaram-se com a causa angolana, alguns dos seus filhos perderam à vida no território angolano. Pelo que, rendemos a nossa homenagem a todos heróis que pereceram pela libertação de Angola”.

O diplomata destacou o facto de que pela primeira vez, a Bandeira da República de Angola foi hasteada em Toronto, junto à Assembleia Legislativa de Ontário, precisamente no mesmo ano que Angola e o Canadá completam 45 anos de estabelecimento de relações diplomáticas.

Ainda de acordo com a fala do Cônsul, “é um orgulho partilhar com os representantes do povo e do governo canadense, país que é um território de referência de acolhimento e integração comunitária, esse momento especial do hasteamento da Bandeira de Angola”.

“A data de 11 de Novembro de 1975, constitui um marco histórico de extrema importância para o povo e o Governo de Angola, por ter conquistado a proeza, depois de um longo período de luta de libertação nacional que permitiu alcançar a Independência, promovida por valorosos combatentes e nacionalistas angolanos, liderados pelo Dr. António Agostinho Neto, Fundador da Nação e Primeiro Presidente da República de Angola”, disse.

Porém, prosseguiu, não obstante ao momento conturbado que o mundo vive actualmente, quer no plano geopolítico militar, humanitário, económico, alterações climáticas e também rodeado de muitas incertezas num futuro próximo, o 11 de Novembro é celebrado num cenário de desafios para o nosso país, nomeadamente, socioeconómicos, cujo caminho passa pela diversificação da nossa economia, atração de investimento estrangeiros, apoio a produção, diversificação das exportações, capacitação do capital humano e a promoção de uma cidadania participativa.

Mateus Barros José, augura que os dois governos mantenham as boas relações de amizade, políticas, diplomáticas, económicas e sociais, para o reforço da cooperação bilateral.

O Canadá reconheceu a independência de Angola em 1977, porém, apenas a 3 de Fevereiro de 1978 é que os dois países estabeleceram relações diplomáticas.

A 12 de Junho do ano em curso, foi aberto um escritório provisório do Consulado da República de Angola, em Toronto, Canadá.

Com a abertura do escritório, muitos concidadãos, deixarão de se deslocar a Washington DC, Nova York e Houston para tratar dos seus documentos pessoais e familiares, na Embaixada e Consulados de Angola naquela região da América do Norte, bem como, reduzirá os custos que estas viagens acarretavam.

PHOTO-2023-11-18-14-12-00 4