pr_jol_recebe_represetante_especial_do_secretario_geral_da_onu_e_chefe_do_escritorio_regional_das_nacoes_unidas_para_afr

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e chefe do Escritório Regional da ONU para a África Central, François Fall, enalteceu, esta quinta-feira, o contributo das autoridades angolanas na resolução de conflitos na região central e dos Grandes Lagos.

Em declarações à imprensa, no final de uma audiência concedida em Luanda pelo Presidente angolano, João Lourenço, o diplomata guineense reconheceu que os esforços de Angola na liderança da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) têm gerado o bem-estar social e a convivência pacífica em alguns países da zona.

“A região tem crescido bastante, mas os problemas não acabaram. Ainda há muito por fazer”, reconheceu François Fall, em referência aos conflitos políticos e armados na região.

Afirmou que Angola tem feito um excelente trabalho relativamente ao processo de reformas em curso na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Para François Fall, as reformas na CEEAC estão a ajudar na ligação da organização com os estados membros da CIRGL, no quadro da integração regional.

“Os frutos já são visíveis com os esforços de Angola que joga um papel muito importante naquilo que é a estabilização da região central e dos Grandes Lagos”, sublinhou.

Durante a audiência, o diplomata agradeceu, em nome da ONU, ao Presidente João Lourenço pelo apoio prestado durante a sua missão de cinco anos como representante especial do secretário-geral das Nações Unidas e chefe do Escritório Regional da ONU para a África Central.

O Escritório Regional das Nações Unidas para a África Central tem sede em Libreville, Gabão.