estacao_de_bombagem_do_cafu_01

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta segunda-feira, no município de Ombadja, província do Cunene, a estação de captação e bombagem do Cafu.

Primeiro de um lote de cinco projectos do Governo angolano, criados no quadro do programa de acções estruturantes de combate à seca no Cunene, o mesmo vai beneficiar 235 mil pessoas dos municípios de Ombadja, Cuanhama e Namacunde.

Avaliado em 44 mil milhões, 358 milhões e 360 mil 651 kwanzas, vai permitir ainda o abeberamento de 250 mil animais e a irrigação de cinco mil hectares de campos agrícolas.

A empreitada de construção do canal foi decidida depois de uma visita do Presidente da República às Cacimbas em Ombala Yo Mungo, município de Ombadja, em Maio de 2019, na altura afectada por uma seca severa.

Neste sistema foram instaladas estruturas metálicas da câmara de aspiração e zona de tomada de água, edifício da subestação eléctrica, com três grupos geradores  com capacidade de um megawats e reservatório unidimensional, além de painéis solares capazes de gerar 1.5 megawatts de energia.

O projecto tem um canal a céu aberto, numa extensão de cerca de 160 km.

O canal principal tem 47 km, desde a estação do Cafu a Ombala yo Mungo, e dois outros que ligam os municípios de Ndombondola (55 km) e Namacunde (53 km).

O projecto conta com 30 chimpacas, com 100 metros de comprimento, 50 de largura, cinco a seis de profundidade e a capacidade de armazenamento de água que varia de 25 mil a 30 mil metros cúbicos.

O projecto teve em conta um estudo de impacto ambiental, que inclui um protocolo da Southern African Development Community (SADC), bem como a partilha de informação com a Namíbia.

Os trabalhos, a cargo da empresa Sinohydro, garantiram o emprego direito a três mil 477 trabalhadores.