WhatsApp Image 2023-06-23 at 12.23.15 PM (1)

O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem, está reuniu na sexta-feira (23), com os cônsules e vice-cônsules angolanos nacionais nos países da América do Norte.

Sob o tema "Comunidades e Serviços Consulares", o encontro está a servir para apresentar o relatório das principais actividades diplomáticas de Angola nestes países e a elaboração de novas estratégias de aproximação com a diáspora.

O Embaixador Agostinho Van-Dúnem pretende reduzir os constrangimentos registados na tramitação dos serviços administrativos, como a emissão de certidões de nascimento, bilhetes de identidade, passaportes, reconhecimento de documentos e a emissão de vistos, além do exercício da diplomacia de «proximidade» com as comunidades nacionais.

De recordar que na abertura do IX conselho consultivo alargado do Ministério das Relações Exteriores de Angola, o Presidente João Lourenço considerou positivo o desempenho da diplomacia nos últimos cinco anos e reiterou a necessidade de se eliminar a burocracia existente nas missões no estrangeiro.

O Presidente da República quer ver na facilitação no processo de emissão de vistos para os homens de negócios como uma das metas para a atração de investimento e o crescimento do turismo nacional.

Estiveram presentes neste encontro os Cônsul-Geral de Angola em Toronto, Embaixador Mateus Barros José e a Cônsul-Geral de Angola em Houston, Ana Paula do Nascimento e a Cônsul-Geral de Nova York, Augusta Bessa Mangueira.

WhatsApp Image 2023-06-23 at 12.23.15 PM