f4cdb0a5-b272-4a5b-bd00-b1edb4843aac

Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo, Embaixador de Angola nos EUA participou como convidado palestrante no seminário realizado alusivo às celebrações do mês da Diáspora Africana em Virgínia.

O evento organizado pela Aliança Cultural Africana Tidewater em parceria com a Old Dominion University, realizou-se a 10 de Setembro em Norfolk, Virgínia, no edifício de Artes &Letras da Universidade Old Dominion University.

O Seminário teve como objetivo comemorar e enaltecer o património cultural africano tendo em conta o contributo dos antepassados e da diáspora africana. Doravante, a comemoração terá lugar anualmente em Setembro, o mês que representa a Diáspora africana em Virgínia.

S.E. Embaixador foi introduzido pelo Mayor de Norkfolk, que salientou o seu percurso académico e profissional e destacou a contribuição ancestral de Angola para a comunidade afro-americana.

Por sua vez, o embaixador referiu que o legado histórico e cultural irá encorajar e ajudar a aprofundar o conhecimento e a importância da história colectiva e as suas dimensões.

Na sequência, o embaixador salientou a relevância da identificação da identidade pessoal de cada ser humano para a sua inserção e participação determinada no mundo colectivo, respeitando as diferenças de cada um.

Tendo realçado o facto de século 21 ter sido declarado o século africano, S.E. embaixador destacou a importância de se mobilizar todas as pessoas do continente africano e da Diáspora para travar uma batalha titânica de ideias, lutar contra a pobreza e o subdesenvolvimento, uma batalha pela emancipação das mulheres e pelo empoderamento da juventude.

Finalizou dizendo que é necessário reviver e fortalecer o espírito do Pan-africanismo e o fortalecimento e perfil da diáspora africana onde quer que ela esteja.

1024172f-cc20-4b46-81cc-439a511e843a