WhatsApp Image 2023-09-11 at 6.02.22 PM

Sua Excelência Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem, foi informado segunda-feira (11), em Washington, D.C., sobre os projectos em andamento, em território angolano, da ONG norte americana The Halo Trust.

O encontro de cortesia entre SE. Senhor Embaixador e uma delegação da ONG encabeçada pela Chefe da Região África Austral, Susanna Smale, serviu, igualmente, para a solicitação de apoio institucional as autoridades angolanas, para o sucesso dos projectos ainda em curso em Angola.

De acordo com a Senhora Susanna Smale, a Halo Trust, em parceria com o governo angolano emprega um total de (1.500) funcionários angolanos, com o financiamento da desminagem nas províncias do Cuando Cubango, Bié, Huambo e Benguela. Prevê-se, para 2024, o início da desminagem na província da Huíla, para a responsável a cidade de Menongue é a que representa o maior desafio, no que toca a desminagem, mas expressou o seu comprometimento na execução da tarefa.

O Senhor Embaixador foi também informado que a ONG tem trabalhado em estreita colaboração com o Centro Nacional de Desminagem (CND) e, por conseguinte, tem acesso a todas informações sobre os incidentes na actividade de desminagem e não só, pelo que, tem prestado assistência pontual nas áreas de jurisdição, quanto as áreas externas conduzem investigações para se auferir as causas do acidente.

A Sra. Susanna Smale comunicou que com o apoio do governo angolano, média de 50% mulheres juntaram-se a equipa de trabalho de desminagem, uma ocupação anteriormente dominada por homens, o que resultou num impacto positivo na economia doméstica das famílias e garantido o sustento consistente das famílias.

O Embaixador agradeceu a ONG pela actividade desenvolvida em Angola e manifestou a disponibilidade da Embaixada bem todo apoio no que toca aos contactos com entidades angolanas.

A HALO TRUST é uma organização sem fins lucrativos e especializada na limpeza de escombros de guerras, tais como minas terrestres e armamentos que não explodiram, em zonas de guerra pós-conflito.

Em Janeiro de 1997, A Princesa Diana, esteve em Angola a serviço da HALO TRUST, numa campanha mundial de proibição e remoção de todas as minas antipessoais.

Desde 1995, que a HALO TRUST vem desenvolvendo a sua capacidade de limpeza de minas mecânicas. A ONG opera em todo o mundo.