IMG_6157

Sua Excelência Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho de Carvalho dos Santos Van-Dúnem, recebeu hoje, sexta-feira(17), em Washington DC, o Director do Nacional Geographic em Angola, Kerllen Costa, de quem recebeu explicações detalhadas sobre o projecto do Okavango Zambeze.

Na ocasião, o senhor Embaixador Agostinho de Carvalho dos Santos Van-Dúnem foi informado, que o projecto tem como fito preservar a grande bacia do rio Okavango que abrange Angola, e mais dois estados, a Namíbia e o Botswana, é a principal fonte de água doce para mais de um milhão de pessoas, considerada uma das maiores áreas de biodiversidade do mundo.

Sua Excelência Embaixador, Agostinho Van-Dúnem mostrou-se bastante impressionado pelo levantamento feito pela National Geographic na zona de Lisima Lya Mwono, zona húmida de importância internacional que sustenta a vida de várias espécies importantes da fauna e flora da região e da República de Angola em particular.

Felicitou os membros do projecto pela identificação e descoberta de mais de mil espécies de animais e plantas, recordou ao director Kerllen Costa, que enquanto Secretário geral do Ministério das Relações exteriores (Mirex), já tinha tido contacto alguns dados do projecto mas, não de forma tão detalhada.

O Embaixador ofereceu todo apoio ao projecto bem como demostrou total interesse em trabalhar com a Nacional Geographic, para promover o turismo e outras áreas sociais.

Ressaltou ainda, que a diáspora pode aproveitar essa oportunidade para saber o que se fala e o que se faz em Angola nomeadamente no sector do turismo e tornar Angola num dos principais destinos turísticos africanos, até 2025, atrair investidores e tornando o turismo num sector estratégico para a diversificação da economia.

O Presidente da República definiu o turismo como um sector estratégico para o país, concretamente, e de acordo com planos já definidos pelo Governo, para diversificar a economia, criar emprego e erradicar a pobreza.

A área de Lisima Lya Mwono (Fonte da vida) está localizada na província do Moxico e ocupa, aproximadamente, 53.000 Km quadrados. Esta Área está enquadrada nos municípios de Luena (Comunas Cangumbe e Lutuai) e Cangamba (Comunas de Tempué, Luchazes e Caçamba).

A altitude varia entre 1.142 metros e 1.681 metros acima do nível do mar.

Esta área é composta por bacias de drenagem, arborizadas, que abrangem uma estrutura física e biológica ímpar conhecida por torre de água do Cubango/Zambeze. Os sedimentos arenosos dessa área têm uma grande influência no funcionamento hidrológico e ecológico da torre de água, funcionamento esse que determina as actividades biológicas e socioeconomicas e que por isso deve ser preservado e gerido de forma sustentável.

IMG_6162