WhatsApp Image 2023-01-20 at 3.30.13 PM

Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado nos EUA, apresentou hoje 20 de Janeiro as Cartas Credenciais a Sua Excelência a Honorável Mary J. May Simon, Governadora Geral do Canadá, como Embaixador não residente da República de Angola.

A cerimônia decorreu na residência oficial da Governadora geral em Rideau hall, Ottawa e foi seguido de um encontro bilateral no qual o Embaixador Joaquim do Espírito Santo aproveitou a oportunidade para agradecer em nome de S. E. João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República e manifestar o desejo do governo angolano de promover um encontro ao mais alto nível no sentido de se aprofundar as relações entre os dois países.

No encontro bilateral que a Governadora Geral concedeu a Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo, o recém acreditado Embaixador agradeceu a oportunidade da audiência, e em nome de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, transmitiu a vontade de poder realizar-se um encontro ao mais alto nível para um diálogo construtivo no sentido de se aprofundar as relações entre os dois países.

Por sua vez, Sua Excelência Governadora Geral do Canadá manifestou o agrado pela acreditação de Sua Excelência Joaquim do Espírito Santo como Embaixador de Angola no Canadá e realçou a importância da presença de Angola no Canadá, um acto muito esperado e significativo porque vai permitir o relançamento da cooperação entre os dois países.

Ao finalizar, S. E. Embaixador agradeceu ao Governo do Canadá o apoio para a abertura do Consulado da República de Angola em Toronto, cuja inauguração se prevê para breve. Com este passo, o país estará em condições de dar continuidade à assistência local da comunidade angolana residente no Canadá.

A República de Angola e o Canadá estabeleceram as relações político-diplomáticas, aos 03 de Fevereiro de 1978, e no quadro destas relações, os dois países sempre mantiveram laços de cooperação amistosos que se traduziram na assinatura de vários instrumentos jurídicos e realização de fóruns empresariais e económicos.