WhatsApp Image 2023-01-19 at 1.58.58 PM

O Presidente da República, João Lourenço, abordou diferentes questões da actualidade – bilaterais e regionais com o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, num telefonema que aconteceu hoje à tarde.

A conversa serviu para um balanço da cimeira Estados Unidos-África que teve lugar Dezembro último em Washington, tendo a parte americana garantido a implementação das decisões tomadas naquele fórum. A propósito, as personalidades que o Presidente Joe Biden indigitou para acompanharem de perto o processo posterior da Cimeira de Washington vão visitar o continente africano no próximo mês de Fevereiro, digressão que terá Angola na agenda.

No telefonema foi também abordada a cooperação bilateral, nomeadamente o interesse crescente do investimento americano no mercado angolano.

Sobre as questões regionais, os Estados Unidos reiteraram o apoio à liderança do Presidente João Lourenço na procura de soluções para os conflitos na RCA e no Leste da República Democrática do Congo. Relativamente a este último, o Governo norte-americano defende a necessidade da implementação das decisões tomadas pela Cimeira de Luanda e apela à assumpção de responsabilidades por parte dos intervenientes, no que diz respeito concretamente à retirada do M 23 das posições que ocupa em território congolês e a criação de condições para o acantonamento dos elementos dessa força.

Na interacção desta tarde entre o Presidente da República de Angola e o Secretário de Estado norte-americano, foi sublinhada a importância de a comunidade internacional concentrar o seu apoio às iniciativas regionais, isto é, ao processo de Luanda e ao processo de Nairobi.