371d32db-bea0-4d3e-aa35-08b5eab06582

Os Estados Unidos da América (EUA) enalteceram os progressos alcançados por Angola, nos domínios político, económico e social.

O reconhecimento foi feito esta quinta-feira, em Luanda, pela secretária de Estado adjunta norte-americana, Wendy Sherman, a saída de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

Wendy Sherman efectua  uma visita de trabalho de dois dias a Angola destinada ao  reforço da parceria estratégica entre os dois estados.

Em declarações à imprensa,  no final da audiência de aproximadamente uma hora e meia, afirmou que Angola, “com a liderança de João Lourenço", abriu um capítulo para uma sociedade mais aberta, livre  e com esforços no combate à corrupção.

A alta responsável da diplomacia norte-americana destacou, de igual modo, os esforços do Executivo angolano no rigor da prestação de contas, no desejo da diversificação da economia e na criação de mais empregos para a juventude.

“Os Estados Unidos vão continuar a ter Angola como parceiro estratégico e reforçar a cooperação bilateral e multilateral”, assegurou.

Disse que a administração norte-americana vai continuar a priorizar a cooperação com Angola nas demais áreas, com particular realce, no domínio da segurança marítima, energia renováveis  e saúde pública.

Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.