3d88a412-f037-4dfb-8248-898ced8bccff

O Coordenador Presidencial Especial dos Estados Unidos da América, Amos Hochstein, considerou Angola um país crucial, pelo seu potencial económico e encorajou as reformas levadas a cabo pelo Executivo angolano.

Ao falar à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida, esta quarta-feira (8), pelo Presidente João Lourenço, o alto funcionário americano sublinhou o papel do Estadista angolano nas reformas em curso no país e no processo de diversificação da economia.

Recebido na qualidade de enviado especial do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Amos Hochstein afirmou que a transição energética que o mundo vive é uma oportunidade também para África e Angola.

Ainda no sector económico, valorizou o Corredor do Lobito (Benguela), tendo considerado uma infra-estrutura "bastante importante" na conexão entre alguns países  vizinhos de Angola sem acesso ao mar com o Porto do Lobito.

O Corredor do Lobito é formado pelo porto da mesma cidade e pelos Caminhos-de-Ferro de Benguela.

O percurso do corredor é a rota de exportação mais rápida para o cobre, cobalto e outros minérios para países como a Zâmbia e a República Democrática do Congo.

Quanto a outras questões regionais, Amos Hochstein afirmou que o seu país está "bastante agradecido", pelo envolvimento do Presidente João Lourenço no processo de pacificação e estabilidade na Região dos Grandes Lagos.

Informou que durante o encontro com o Presidente angolano teve a oportunidade de discutir questões ligadas ao investimento em curso das empresas norte-americanas em Angola e a nível da África Austral e Central.

"A colaboração entre os Estados Unidos e Angola é excelente e vai continuar. Essa é a parceria que o Presidente Joe Biden deseja, especificamente, nas áreas de segurança, economia e comércio, para o desenvolvimento de Angola e da região", sublinhou.

O alto funcionário americano realiza um périplo pelo continente para consolidar decisões da Cimeira EUA-ÁFRICA,  realizada em Dezembro último na capital dos EUA,  Washington, D.C.

f0526fff-a10e-4957-a46c-f84d34876023