405a8a5a-a28f-42b1-a84c-7de408e47501

O Rei Felipe VI do Reino da Espanha enalteceu, esta terça-feira, em Luanda, os esforços do Presidente angolano, João Lourenço, no processo de pacificação e estabilidade no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

“Esperamos que o desdobramento de esforços no chamado Processo de Luanda, face ao grave conflito, com desastrosas consequências humanitárias, traga estabilidade àquela região”, expressou o soberano.

Ao intervir no final da cerimónia de condecoração no Palácio Presidencial, o Rei de Espanha afirmou que Angola deu um grande exemplo que ficou registado na história, com o seu processo de reconciliação nacional.

“Da mesma forma, precisamos unir forças entre nós, mas também com outros países, para estender e preservar a paz e a segurança na região”, sublinhou.

Lembrou que Angola actua como factor de estabilidade, tanto na região centro-africana, como na África Austral, o que valeu o reconhecimento do Presidente João Lourenço com o título de “Campeão da Paz”.

O Rei Felipe VI sublinhou o facto de Angola ser um país prioritário para Espanha e destacou a sua estabilidade política e social, acção diplomática activa (regional e multilateral), bem como as perspectivas de desenvolvimento económico.

“Precisamos de parceiros com capacidade, credibilidade e vontade com os quais, com base na confiança mútua, a Espanha possa estar mais presente na região para benefício de todos”, enfatizou.

Apontou ainda os problemas globais e importantes que afectam a todos, a começar pelas crises climáticas e o combate aos seus efeitos e consequências de todo o tipo.

Para tal disse conhecer a preocupação de Angola com esta matéria e a sua firme determinação em enfrentá-la e em responder às necessidades das populações mais afectadas, sobretudo das que vivem nas zonas rurais, mais expostas e com elevados índices de pobreza.

Disse que o intercâmbio económico-comercial entre os dois países  tem ampla margem de progressão, pelo que deve ser promovida com uma crescente presença empresarial.

Destacou o facto de a Espanha assumir, ainda este ano, a presidência do Conselho da União Europeia, o que vai permitir fortalecer as relações com os parceiros africanos e contribuir para a concretização do quadro estratégico da União Africana, para a transformação económica do continente.

O Rei da Espanha, Felipe VI, chegou a Luanda na noite de segunda-feira, para uma visita oficial de três dias a Angola, a primeira ao país.