WhatsApp Image 2023-10-12 at 3.13.20 PM

Uma missão de negócios do sector agrícola americano, composta por 31 empresários e liderada pela Secretária-adjunta do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (EUA), Xochitl Torres Small, visita Angola entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro deste ano.
O anúncio foi feito pelo Embaixador de Angola em Washington, D.C., Agostinho Van-Dúnem, no fim de uma reunião, quarta-feira (11), com Jamie Haig, responsável pelas Missões de Negócios do Departamento da Agricultura dos EUA.

“A deslocação da Secretária-adjunta do Departamento da Agricultura, Torres Small, a frente de uma missão empresarial de 31 empresários americanos ligados ao sector do agro-negócio representa em termos reais a aposta que o Executivo está a fazer neste sector. Temos tido a preocupação em transmitir aos nossos parceiros americanos a necessidade de olharmos para a segurança alimentar como factor de coesão social, diversificação da economia e, acima de tudo, um factor para a estabilidade regional. Esperamos que esta missão a Angola seja uma missão bem-sucedida”, referiu o Embaixador Agostinho Van-Dúnem.

Além dos empresários americanos, o Departamento da Agricultura convidou igualmente empresários do sector da República Democrática do Congo, da Zâmbia e do Quênia que deverão se juntar a classe empresarial angolana naquela que é a primeira grande missão de negócios americana ao continente africano.

Para os Estados Unidos, Angola tem um mercado de consumo significativo e grandes oportunidades para a exportação de produtos americanos, como aves, leguminosas, trigo e vinho. Parceiros industriais locais e americanos também vêm oportunidades para outros produtos, incluindo arroz, soja, óleo vegetal, carne bovina e suína e bebidas destiladas.

De acordo com a agenda de trabalhos da visita, a delegação vai encontrar-se com empresários nacionais e dos países convidados. Com os responsáveis governamentais, as autoridades americanas esperam avaliar e discutir tópicos como as alterações climáticas, biotecnologia e os projectos do Governo angolano virados para a expensão das culturas de colheita e pecuária.

São igualmente esperados encontros com os ministros do Comércio e da Indústria, da Educação, além de uma mesa-redonda entre o Departamento da Agricultura e a congénere angolana e os empresários para discutir e promover uma agricultura amiga do ambiente.

Em 2022, as exportações de alimentos e agricultura dos EUA para Angola totalizaram 236,8 milhões de Dólares norte americanos, tornando-se no 7º maior mercado africano para os exportadores dos EUA.