cb0be18b-e381-4625-9880-d3699cfc70f3

O Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Van-Dúnem, manifestou satisfação nesta quarta-feira (04), em Washington. D.C., a iniciativa do presidente Biden e da sua administração, na mobilização de investimento para impulsionar o processo de diversificação da economia nacional e a promoção do comércio regional.

Agostinho Van-Dúnem expressou tal sentimento no decorrer de um encontro que manteve com a Coordenadora Especial Interina da Parceria para o Investimento em Infraestrutura Global (PGI), do Departamento de Estado dos EUA, Helaina R. Matza.

A agenda desta audiência foi dominada pelo dossier do Corredor do Lobito que tem um envolvimento substancial do governo americano e a União Europeia.

De acordo com o Embaixador Agostinho Van-Dúnem, trata-se de um projecto estruturante para a economia de Angola e da região, e manifestou a disponibilidade da embaixada para colaborar com a administração americana para a sua execução.

O diplomata angolano acreditado em Washington procurou saber de Helaina R. Matza a previsão para a conclusão dos estudos de viabilidade económico e financeiro do projecto, uma vez que o mesmo tem uma abrangência e dimensão social e de mercado capaz de alterar positivamente o mapa da economia de Angola, Zâmbia e RDC.

Agostinho Van-Dúnem pediu também que os estudos sobre o projecto tivessem a preocupação de incluir os empresários locais.

A coordenadora interina frisou que, depois de concluído, o corredor será um importante meio logístico para o transporte de meios agrícolas e garante da segurança alimentar para os países da região.