massano_governador_do_bna

Oitocentos e cinquenta e oito mil (858) milhões de kwanzas é o montante disponibilizado pelo Executivo angolano no quadro de um fundo destinado ao crédito à habitação.

A informação foi prestada pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Massano Júnior, em declarações à imprensa, esta quarta-feira, no final de uma reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Adiantou que o montante, equivalente a 1,7 milhões de dólares, visa estimular o acesso à casa própria com recurso ao crédito bancário.

Explicou que a medida visa permitir com que os bancos comerciais  concedam crédito até 100 milhões kwanzas, por mutuário, para aquisição de casa própria a casais.

Referiu que o empréstimo, a título individual, pode ir até 50 milhões de kwanzas.

O governador do BNA informou que o crédito deve ter uma maturidade máxima de 25 anos, com taxa de juros de 7,5 %.

Salientou que a banca exigirá, para concessão da facilidade bancária, garantias que podem ser pessoal ou fiança.

Massano Júnior disse que, criadas as facilidade de crédito até 10%, as  as entidades promotoras de projectos de construção para fins habitacionais.

Deu conta que os bancos comerciais terão até 60 dias para organizar o processo de facilitação do créditos à habitação e a construção de moradias nas modalidades a indicadas.